Senado tem fevereiro com maior gasto de gasolina em cinco anos

Com a disparada no preço dos combustíveis, o Senado Federal registrou, em 2022, o mês de fevereiro “mais caro” dos últimos cinco anos no que diz respeito ao uso da cota parlamentar para abastecimento de carros oficiais. Ao todo, foram despendidos R$ 68.324,03 dos cofres públicos para abastecer os veículos.

De acordo com o Portal da Transparência do Senado, o montante foi utilizado para comprar 10 mil litros, que permitiram aos parlamentares rodar por 71,6 mil quilômetros.

Portanto, os números indicam que, no último mês, os automóveis apresentaram um consumo médio, em quilômetros por litro (km/l), equivalente a 7,17. O que representa desempenho bem abaixo do prometido pelo modelo de automóvel usado pela Casa Alta – o Nissan Sentra SL CVT de 2018.

Segundo sites especializados em vendas de veículos, o modelo em questão apresenta desempenho, em áreas urbanas, de 9,9 km/l, quando abastecidos com gasolina, e de 6,7 km/l, se usado etanol. Em todos os carros oficiais foi usada somente gasolina comum no último mês, conforme aponta o Portal da Transparência do Senado.

Mesmo tendo sido o “fevereiro mais caro” dos últimos cinco anos, o mês correspondeu ao menor consumo de litros de gasolina comum e à menor quilometragem rodada durante o período entre os anos de 2017 e 2022. Logo, o Senado está gastando mais para rodar bem menos.

Até este ano, fevereiro de 2019 era o detentor da maior despesa para o período já registrada pela Casa. Há três anos, senadores percorreram 133.332 km com os veículos oficiais, correspondendo a um consumo de 14,2 mil litros, que custaram R$ 58.314 aos cofres públicos.

Metrópoles

Dez bairros de Natal terão parada no abastecimento de água na quarta-feira (23)

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vai realizar um serviço de substituição de bomba na Adutora 1 da Estação de Tratamento de Águas (ETA) do Jiqui, em Natal, na próxima quarta-feira
(23). Com isso, dez bairros da capital terão suspensão no abastecimento de água.

Os dez bairros da capital que vão ser afetados no abastecimento são: Capim Macio, Candelária, Cidade da Esperança, Felipe Camarão e Cidade Nova. Outros bairros serão parcialmente atingidos, são eles: Nazaré, Bom Pastor, Lagoa Nova, Morro Branco e Nova Descoberta. O o fornecimento vai ser interrompido durante o período da manutenção, das 7h30 às 19h30.
Com a conclusão do serviço, à noite, o sistema volta a operar, mas será necessário aguardar um prazo de até 72 horas para que o abastecimento esteja plenamente normalizado nas áreas afetadas.
Fonte: Tribuna do Norte

 

Flamengo vence o Vasco com gol de Arão e está na final do Campeonato Carioca

Para o Vasco, era tudo ou nada. Para o Flamengo, era ter paciência e confiança na qualidade do seu grupo. Assim, o time rubro-negro repetiu o placar do jogo de ida e venceu por 1 a 0 o Vasco, neste domingo, no Maracanã, garantindo presença na final do Campeonato Carioca. O gol marcado por Willian Arão aos oito minutos do segundo tempo dá à equipe comandada por Paulo Sousa a possibilidade alcançar o inédito tetracampeonato estadual

Com Figueiredo como novidade, o Vasco partiu para o clássico disposto a incomodar o Flamengo desde o início. Afinal, precisava vencer por dois ou mais gols de diferença. A equipe de Zé Ricardo teve domínio nos minutos iniciais, mas o Flamengo teve tranquilidade para suportar este ímpeto e, aos poucos, se impôs. A primeira etapa terminou sem gols marcados, mas com boas chances criadas e defesas importantes de Hugo e Thiago Rodrigues.

Depois do intervalo, o Vasco nem teve muito tempo para repetir sua estratégia. Logo aos oito minutos, Willian Arão aproveitou falha de marcação do Vasco e fez o gol. Assim, o Flamengo fez uso de sua experiência e qualidade técnica para valorizar a posse de bola para evitar qualquer pressão do adversário até o apito final.