Bolsonaro fala pela primeira vez após eleições, mas não reconhece derrota nas urnas

O presidente Jair Bolsonaro (PL) fez nesta terça-feira (1º), dois dias após o resultado do segundo turno das eleições, o primeiro discurso após perder a eleição. O presidente fez um pronunciamento curto em que agradeceu os votos que recebeu.
Ele disse também que “manifestações pacíficas são bem-vindas” e criticou ocupações. Mas, durante seu discurso, não citou se aceita o resultado das eleições, ou se vai pedir algum tipo de recontagem dos votos.
Diferentemente do que manda a tradição, o candidato derrotado não parabenizou o vencedor das eleições presidenciais.
O resultado das eleições foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 19h57 de domingo. Ao todo, com 100% das urnas apuradas, Lula obteve 60,3 milhões de votos, e Bolsonaro, 58,2 milhões de votos.
Transição
Após o pronunciamento, o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, afirmou que foi “autorizado” pelo presidente Jair Bolsonaro a conduzir o processo de transição.
“O presidente Jair Bolsonaro me autorizou, quando for provocado, com base na lei, nós iniciaremos o processo de transição. A presidente do PT, segundo ela em nome do presidente Lula, disse que na quinta-feira será formalizado o nome do vice-presidente Geraldo Alckmin. Aguardaremos que isso seja formalizado para cumprir a lei do nosso país”, disse.