Sesap divulga recomendações para evitar aumento de casos de Covid-19 no RN

Com o atual período sazonal de circulação de vírus respiratórios e a necessidade de evitar o aumento de casos de Covid-19 no Rio Grande do Norte, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do estado e o Comitê de Especialistas se reuniram na segunda-feira (14) para debater estratégias de enfrentamento às doenças.

De acordo com a Sesap, as recomendações sugerem atenção para a vacinação em todas as idades, isolamento em casos positivos ou sintomáticos e ampliação da capacidade de vigilância genômica no estado. Além disso, o orgão orienta a maior abertura de horários e pontos de vacinação, seja para promover o acesso a imunização, ou mesmo destacar a importância da Testagem e notificação através da plataforma Notifica RN. 

“Precisamos fazer este alerta para que caso exista aumento do número de casos no estado e internações, possamos estar preparados e principalmente precaver a população para que cada um faça a sua parte, principalmente com atenção às suas doses da vacinação contra a Covid-19”, disse Lyane Ramalho Secretaria adjunta da Sesap e membro do Comitê Cientifico. 

O RN hoje está com a taxa de ocupação de leitos em 37%, sem fila de espera e com casos diários entre 4 a 15  confirmados, sem óbitos. Quanto à vacinação, a porcentagem preocupa o Comitê.  São 95% da população vacinada com a primeira dose (D1), 87% com a segunda dose (D2). 55% de vacinados com a primeira dose de reforço (D3) e apenas 21% com a segunda dose de reforço (D4). “Precisamos clamar a população para que vão aos postos de saúde. Só assim conseguiremos atravessar este vírus com maior controle e menos óbitos”, reflete Lyane Ramalho. 

Confira as recomendações:

1) Iniciar a vacinação da D5 para idosos, em conjunto com a vacinação já

disponível para pessoas imunocomprometidas, e a D4 entre aqueles que não

vacinaram; 

2) Implementar canal de ouvidoria junto à Imunização da SUVIGE/CVS/SESAP

para receber denúncias sobre a vacinação e salas de vacina;

3) Ampliar o horário de vacinação e pontos de vacinação;

4) Ampliar a capacidade de vigilância genômica no RN;

5) Fazer tratativas com o Ministério da Saúde, em conjunto com o CONASS,

para aquisição de vacinas de nova geração;

6) Retomar o uso de máscaras faciais, como recomendação, de forma não

obrigatória, em situações de ambientes fechados;

7) Estimular que os profissionais de saúde e farmácias procedam à notificação

dos casos; 

8) Os estabelecimentos de ensino da educação básica devem estimular pais e

responsáveis a vacinar suas crianças e adolescentes e contribuir como local de

vacinação de seus educandos, sobretudo com a retomada das atividades

escolares das redes estadual e municipal;

9) Realizar busca ativa da população que está atrasada em relação à segunda,

terceira e quarta doses, ou que ainda não foi vacinada;

10) Promover e estimular que as gestões municipais e os profissionais de

saúde solicitem a testagem ampliada de todos os sintomáticos e testagem

populacional estratificada, com a notificação dos casos;

11) A Atenção Primária à Saúde dos municípios, em conjunto com os

NUREVEs das URSAPs, devem proceder ao monitoramento e

acompanhamento dos casos ainda ativos, promovendo o isolamento social;

12) Reforçar a comunicação acerca de que todo paciente sintomático

respiratório deve realizar o distanciamento social e usar a máscara.

Fonte: Tribuna do Norte

IMPORTANTÍSSIMO! Após implorar para voltar, Carlinhos Maia fica cara a cara com ex: ‘Sensação bizarra’

A bolsa de valores vai alterar após esse novidade, olha que coisa importante:

Carlinhos Maia ficou cara a cara com o ex-marido Lucas Guimarães na noite desta segunda (14). Após implorar para reatar o casamento, o influenciador foi entrevistado pelo ex-parceiro durante o programa PodCats, no YouTube. “Sensação bizarra”, desabafou ele, antes de chegar ao estúdio

Por meio da ferramenta Stories do Instagram, o influenciador comentou sobre o tão esperado encontro com Guimarães. “Estou a caminho do podcast do Lucas, que sensação bizarra. Convivi 13 anos com ele, e, do nada, parece que estou indo dar uma entrevista para um estranho”, descreveu.

“É um misto de sentimentos, acho que até gosto dessa adrenalina, a incerteza de encontrar um olhar familiar. Mas ao mesmo tempo vem [na minha cabeça]: ‘Será que ele já não me enxerga mais assim?’. Me desejem sorte, que seja lindo,ops, que seja real”, continuou Maia.

Já durante o podcast, Carlinhos chegou a mencionar brevemente o fim do relacionamento: Não quero viver na noite, não quero pagar de superado. Eu não sou celebridade mesmo, essas que vocês querem [ver], que ficam aparecendo maravilhosas, falando: ‘Terminei um relacionamento de 13 anos, está tudo lindo’. Não! Se mostrar quem eu sou é marketing, foda-se..

Fonte: Noitícias da TV

Líderanças do governo articulam para criar cargo de senador vitalício para ex-presidentes

Líder do governo no Congresso, o senador Eduardo Gomes (PL-TO) vem tentando angariar apoio para a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que pretende apresentar ainda neste mês criando o cargo de senador vitalício. Em tese, estariam aptos a assumir as vagas Jair Bolsonaro, José Sarney, Fernando Collor de Mello, Fernando Henrique Cardoso, Dilma Rous­seff e Michel Temer.

O texto ainda está em fase de construção, mas, de acordo com o parlamentar, os vitalícios assumiriam o cargo na próxima legislatura, poderiam discutir projetos de lei e integrar comissões temáticas, mas não participariam de votações de emendas nem do processo de escolha do presidente do Senado.

Não é a primeira vez que o Congresso discute essa proposta. A ideia já foi apresentada ao final das gestões de FHC, Lula e Dilma. Politicamente, aprovar a PEC agora permitiria a Jair Bolsonaro ganhar uma visibilidade e uma carapaça contra eventuais processos que nem todo mundo está disposto a conceder.

“Não há a menor possibilidade de apoiar isso”, afirma o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). “É absurdo, uma coisa sem pé nem cabeça. Estão com medo de que Bolsonaro vá preso?”, perguntou o senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR).

Fonte: Veja