Atualmente no futebol paulista, treinador potiguar lança livro em Natal

Data confirmada! O evento de lançamento do livro “Coaching Desportivo no Futebol”, do treinador de futebol (e agora autor) Hugo Chacon, será no próximo sábado, dia 17/12, às 18h, no Bar Bola de Ouro, em Natal/RN.

Atualmente no futebol paulista, no Marília/SP, Chacon, que é o treinador mais jovem do Brasil (28 anos) a conquistar um título profissional (campeão potiguar, em 2021, pelo Globo/RN), é graduado em Educação Física pela UFRN e aluno de Mestrado em Treinamento Desportivo de Alto Rendimento, na FADEUP (Portugal).

“Estou publicando esse livro porque acredito que a vivência prática aliada aos estudos científicos é o melhor caminho para o sucesso”, disse Hugo Chacon.

“Coaching Desportivo no Futebol” é uma revisão sistemática do que há de mais atualizado sobre o tema nas pesquisas cientificas mundiais. Apesar de ser ainda pouco difundido – e até mesmo incompreendido – no Brasil, o coaching cesportivo no futebol já é assunto discutido nas maiores universidades europeias, principalmente na escola portuguesa. Para além disso, o livro trás ainda a experiência pessoal de um jovem técnico que buscou como auxílio a compreensão desta temática.

O livro ainda conta com as colaborações do jornalista Rodrigo Cruz, que assinou o prefácio do livro, e de Richarlyson Barbosa, ex-jogador de futebol com passagens pela seleção brasileira, que atualmente é apresentador e comentarista esportivo do grupo Globo.

“Acredito que qualquer profissional que respire futebol – seja jogador, comissão técnica ou dirigentes – precisa estudar. O talentoso professor Hugo Chacon nos presenteia com anos de pesquisas e estudos, práticos e teóricos, acerca de como uma boa comunicação e relacionamento entre treinador, atletas, dirigentes e demais profissionais podem potencializar os resultados de uma equipe dentro de campo. Aproveite a oportunidade que eu não tive e agora você tem em mãos”, comenta Richarlyson.

Serviço:

Livro: “Coaching Desportivo no Futebol”, de Hugo Chacon;

Evento de lançamento: 17/12/2022, 18h;

Local: Bar Bola de Ouro, Rua Sérgio Severo, 1323, Lagoa Nova, Natal/RN;

Para conhecer o livro, basta acessar www.edprimeirolugar.com.br/hugochacon.

Ministro do TSE abre apurações sobre Bolsonaro e aliados por ataques às eleições e suposta concessão ilegal de benefícios

Foto: G1.GLOBO

O corregedor-geral eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Benedito Gonçalves, abriu nesta quarta-feira (14) apurações sobre a conduta do presidente Jair Bolsonaro e de aliados ao lançar dúvida sobre o resultado das eleições e ao, supostamente, conceder benefícios de forma ilegal durante a campanha.

As duas ações foram apresentadas ao TSE pela coligação que elegeu Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na primeira ação, sobre os ataques ao sistema eleitoral, são alvos da investigação:

– o presidente Jair Bolsonaro (PL);
– o candidato derrotado a vice-presidente e ex-ministro Braga Netto;
– o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ);
– o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP);
– a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP);
– a deputada federal Bia Kicis (PL-DF);
– o deputado eleito Nikolas Ferreira (PL-MG);
– o deputado eleito Gustavo Gayer (PL-GO);
– o senador eleito Magno Malta (PL-ES).

A apuração cita suposta prática de uso indevido dos meios de comunicação social e abuso de poder político.

A investigação se refere a condutas antes, durante e depois do processo eleitoral para emitir aos eleitores o sentimento de insegurança e descrença no sistema e, por consequência, atentando contra a existência do próprio Estado Democrático de Direito.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) também apura a conduta de Bolsonaro ao atacar urnas – neste caso, especificamente as declarações dadas em encontro com embaixadores no Palácio da Alvorada, pouco antes do primeiro turno.

Outra apuração

Em outra frente, Bolsonaro e Braga Netto serão investigados também por suposta prática de abuso de poder político e econômico.

Neste caso, a coligação de Lula cita como possíveis medidas irregulares:

– a antecipação da transferência do benefício do Auxílio Brasil e do Auxílio Gás;
– o aumento do número de famílias beneficiadas pelo Auxílio Brasil;
– a antecipação de pagamento de auxílio a caminhoneiros e taxistas;
– e o programa de negociação de dívidas com a Caixa Econômica Federal, entre outros.

Segundo o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, as duas ações preenchem os requisitos jurídicos para serem admitidas.

“Os fatos narrados se amoldam, em tese, ao uso indevido de meios de comunicação e ao abuso de poder político, especialmente consideradas as balizas fixadas pelo TSE para a apuração desses ilícitos no caso de condutas praticadas por meio da internet”, diz Gonçalves.

Prazo de cinco dias

Segundo o ministro, a coligação de Lula apresentou gráficos, imagens, links de matérias jornalísticas contendo declarações públicas dos investigados e prints de postagens e lives nas redes sociais.

“Em primeira análise, a petição inicial preenche os requisitos de admissibilidade”, escreveu o ministro sobre o ataque ao sistema eleitoral.

Gonçalves deu prazo de cinco dias para que os alvos das ações apresentem defesa ao tribunal.

FONTE: G1.GLOBO

Operação do MP descobre falsos médicos atuando no interior do RN com possível envolvimento de secretários

Foto: MPRN / Reprodução

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou nesta quinta-feira (15) uma operação para combater o exercício ilegal da Medicina em cidades do interior do Estado. Um médico e dois falsos médicos também são investigados por falsidade ideológica e associação criminosa. O MPRN apura o envolvimento de secretários municipais de Saúde nos crimes.

A operação Curandeiros cumpriu sete mandados de busca e apreensão nas cidades de Upanema, Paraú, Campo Grande, Mossoró, Parnamirim e Triunfo Potiguar. A ação contou com o apoio da Polícia Militar. Ao todo, seis promotores de Justiça, 16 servidores do MPRN e 28 policiais militares participaram da ação.

A investigação foi iniciada por uma denúncia de exercício irregular da Medicina no Centro de Saúde Tibúrcio da Silveira Freire, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde de Ipanguaçu. Pelo que foi apurado pelo MPRN, dois falsos médicos vinham exercendo de forma ilegal a função de médicos na unidade.

Um desses falsos médicos é formado em Medicina pela Universidade Autônoma San Sebastián (UASS), localizada no Paraguai, mas não possui cadastro no Conselho Regional de Medina, situação essa que perdura até hoje. O outro falso médico investigado é policial militar do Ceará e não é formado em Medicina. Ele já foi preso em julho deste ano cometendo o mesmo crime em uma cidade do interior cearense.

Esses homens, ainda de acordo com a investigação, além do exercício ilegal da Medicina, falseavam as informações dos documentos médicos que preenchiam e forneciam aos pacientes, utilizando o carimbo do médico legalmente contratado pelo Município e falsificando a assinatura. O médico estava plenamente integrado a esse esquema.

Para o MPRN, a investigação comprovou um sistemático e reiterado exercício ilegal da Medicina pelos falsos médicos, com consequências gravíssimas para o funcionamento da saúde pública, atingindo a população menos abastada, que dela depende quase inteiramente para assegurar sua higidez, além de macular a própria credibilidade do Poder Público perante a sociedade. O MPRN apura o envolvimento de pelo menos dois secretários municipais de saúde no caso.

A Justiça potiguar suspendeu o exercício de função pública do médico com afastamento das atividades, sem remuneração, nas Prefeituras de Ipanguaçu, Triunfo Potiguar, Caraúbas, Janduís, Pedro Avelino, Angicos, Porto do Mangue, Fernando Pedrosa e eventuais outros Municípios onde ele tenha contrato. Ele e os dois falsos médicos irão usar tornozeleiras eletrônicas, não podendo sair das cidades onde residem e tendo que ficar recolhidos em casa de segunda a sexta, das 17h às 5h, e fins de semanas e feriados integralmente.

Dois dos investigados foram presos em flagrante. Um estava de posse de uma arma de fogo e munições. O outro portava documento falso. Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos documentos, celulares e vários receituários médicos em branco já assinados. O MPRN apura se há envolvimento de outras pessoas no esquema e se o grupo agia em outras cidades.

FONTE: 98FM NATAL

Álvaro Dias deixa o PSDB e se filia ao Republicanos

Foto: Reprodução

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, deixou oficialmente o PSDB, partido pelo qual disputou e venceu a reeleição para o comando da capital potiguar em 2020.

Dias chegou ao ninho tucano em março de 2020, onde passou dois anos e nove meses. Antes, ele foi filiado ao MDB, onde foi eleito vice-prefeito da cidade em 2016, herdando a titularidade do cargo em 2018, após a renúncia de Carlos Eduardo Alves (PDT) que naquele ano disputou o Governo do Estado.

A adesão de Álvaro Dias ao Republicanos foi oficializada nesta quarta-feira (14), e foi anunciada pelo presidente nacional da sigla, Marcos Pereira, deputado federal por São Paulo.

“Tenho a grata satisfação de anunciar a filiação do prefeito ao nosso partido Republicanos, e anunciar que a partir de agora ele e o seu grupo político assume o comando do Republicanos no estado do Rio Grande do Norte”, disse o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira.

O prefeito de Natal falou sobre as expectativas para o partido sob o seu comando.

“Vamos assumir o comando do Republicanos e tentar construir um partido forte, um partido que possa ajudar a lutar pelos interesses maiores da coletividade do estado do Rio Grande do Norte”, disse.

PSDB com novo comando nacional

A saída de Álvaro Dias do PSDB surpreende porque acreditava-se que o líder poderia ter maior espaço dentro do partido graças à ascensão de Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, ao comando do diretório nacional do partido. Durante as prévias eleitorais, em 2021, quando os tucanos escolheram o seu representante para disputar a presidência da República, Dias declarou apoio ao chefe do executivo gaúcho, o recebendo com festa em Natal e lotando uma casa de eventos para demonstra força de Leite na disputa interna.

Na disputa, o RN que contava com a maior representatividade partidária do PSDB no Nordeste e a terceira maior do Brasil, também deu apoio ao adversário de Leite, o então governador de São Paulo, João Doria, que no nosso estado recebeu o apoio do deputado Ezequiel Ferreira, presidente estadual da sigla.

FONTE: NOVO NOTÍCIAS