Voleio de Richarlison leva prêmio de gol mais bonito da Copa do Mundo de 2022

Foto: Reteurs

O golaço de voleio de Richarlison diante da Sérvia foi eleito o mais bonito da Copa do Mundo de 2022. A Fifa anunciou nesta sexta-feira que o brasileiro venceu a eleição popular que vinha sendo realizada nos últimos dias no site da entidade, desbancando concorrentes como Mbappé, Enzo Fernández e Gakpo.

O Brasil tinha três finalistas entre os dez participantes da eleição do gol mais bonito da Copa do Mundo de 2022, sendo que Richarlison concorria duas vezes, com o voleio contra a Sérvia, na estreia, e a triangulação no terceiro gol contra a Coreia do Sul, nas oitavas de final. O gol de Neymar, em jogada individual, no empate contra a Croácia, o último do Brasil no Mundial, nas quartas, também foi indicado.

Também concorriam o saudita Salem Al-Dawsari, o holandês Cody Gakpo, o argentino Enzo Fernández, o camaronês Vincent Aboubakar, o mexicano Luís Chávez, o francês Kylian Mbappé e o sul-coreano Paik Seung-Ho.

Veja todos os golaços concorrentes: https://ge.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2022/12/23/voleio-de-richarlison-leva-premio-de-gol-mais-bonito-da-copa-do-mundo-de-2022.ghtml

FONTE: GE.GLOBO

Governo não comenta pesquisa do IBGE e diz que roubos caíram 17,4% no RN

Foto: Sandro Menezes/Assecom

Diferentemente do que havia divulgado o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontando que cerca de 56 mil potiguares tiveram algum bem roubado mediante grave ameaça ou violência em 2021, a Secretaria Estadual da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) fala em 21 mil casos no ano passado e diz que o número de roubos caíram 17,4% em 2022.

De acordo com dados da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine), da Sesed, entre 1º de janeiro e 20 de dezembro deste ano, foram 17.757 registros de roubo no RN. Em 2021, considerando o mesmo período, haviam sido sido 21.487 casos. Além disso, a Sesed aponta que todos os meses de 2022 apresentaram queda nos índices de roubo no estado, conforme tabela abaixo.

Para o secretário da Sesed, coronel Francisco Araújo Silva, a redução é fruto de uma série de decisões estratégicas e de gestão implementadas pelas forças de segurança do estado.

“A redução dos crimes de roubo no Rio Grande do Norte é fruto de um planejamento estratégico que envolve a integração das forças policiais, seja ela na esfera investigativa e/ou ostensiva, melhor emprego dos efetivos nas localidades mais críticas, melhor utilização do setor de inteligência como medida de prevenção e combate das organizações criminosas, mais investimento em alta tecnologia e melhores equipamentos/ armamentos, além, é claro, do comprometimento dos policiais em melhor servir a sociedade“, diz o titular da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social.

Os números informados pela Sesed representam menos da metade do que indicou o IBGE, em um estudo inédito realizado junto com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), e em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Segundo o órgão, 56 mil potiguares tiveram algum bem roubado mediante grave ameaça ou violência em 2021, o que representa 1,97% da população com mais de 15 anos no estado.

A Agência SAIBA MAIS questionou a Sesed sobre essa discrepância entre os dados, mas a secretaria disse que não comenta a pesquisa do IBGE. Da mesma forma, esta reportagem procurou o IBGE para entender os parâmetros utilizados em sua pesquisa, mas ainda não obteve retorno.

Araújo confirmado no próximo governo

O coronel Araújo, titular da Sesed, foi um dos nomes anunciados pela governadora Fátima Bezerra (PT), na última quarta-feira (21), que irão permanecer em seu secretariado. Além dele, o coronel Francisco Alarico (comandante geral da PM) e a delegada Ana Cláudia (delegada geral de Polícia Civil) completam o trio da segurança pública no RN.

FONTE: SAIBAMAIS JORNALISMO

Lula oferece Meio Ambiente para Tebet e tenta acertar dobradinha com Marina

Foto: Marcelo Camargo e Wilson Dias / Agência Brasil

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ofereceu o Ministério do Meio Ambiente para a senadora Simone Tebet (MDB) em reunião nesta sexta-feira (23), em Brasília. A senadora disse que aceita o cargo, mas desde que haja um acerto com a deputada federal Marina Silva (Rede-SP). A expectativa é que o petista converse com Marina ainda nesta sexta.

A condição para Tebet virar ministra da pasta foi antecipada nessa quinta-feira (22) pelo Globo. A senadora já havia afirmado a interlocutores que toparia uma dobradinha com a deputada da Rede na autoridade climática, que deveria ter, na sua opinião, status de ministério para acomodar a aliada.

Tebet e Marina se tonaram amigas durante o segundo turno, e a senadora sempre negou aceitar um cargo também cobiçado pela ex-ministra. O cenário, porém, mudou nos últimos dias, após Lula indicar Wellington Dias (PT) para o Desenvolvimento Social, pasta de preferência de Tebet.

Também pesou para a senadora reconsiderar a possibilidade a fritura de Marina no PT e a pressão de empresários que apoiaram a terceira via e entendem que Tebet é um nome de melhor interlocução com o mercado.

Marina considera a autoridade climática uma função eminentemente técnica, e por isso já negou interesse em assumir a função. A criação do órgão foi uma das condições da ex-ministra para apoiar Lula. Nos últimos dias, a aliados, a deputada da Rede se mostrou animada em assumir o Ministério.

FONTE: FOLHA DE PERNAMBUCO