Leandro Sena aprova o teste diante do Retrô

Foto: Canindé Pereira

Com o tempo cronometrado para trabalhar o acerto do América, visando a partida que abrirá a temporada oficial para o clube, no dia 5 de janeiro, contra o Moto Club-MA, na arena das Dunas, o treinador Leandro Sena fez uma avaliação bastante positiva do primeiro amistoso diante do Retrô, na Grande Recife-PE. O comandante alvirrubro vem gostando do desempenho apresentado pelo elenco, que possui apenas alterações pontuais em relação ao time que conquistou o título da Série D, e deixa claro que apostará justamente no entrosamento para desequilibrar as partidas do início do próximo ano.

Ao pipocar os fogos do novo ano, No espaço de dez dias, a partir do início do calendário oficial, o América poderá ter duas decisões de caráter eliminatório, pela pré-Copa do Nordeste, uma vez que passando pelo Moto ele fará um segundo e decisivo confronto diante do vencedor do duelo entre CSA-AL contra o Potiguar de Mossoró, onde irá disputar a vaga na fase de grupos da Copa do Nordeste, apontado como um dos principais objetivos pela diretoria, justamente pensando em engordar o caixa para realizar novos investimentos no elenco.

Passando pelos dois compromissos da competição regional, no dia 11, ocorrerá a estreia do clube no Campeonato Potiguar, cuja conquista é apontada por Leandro Sena como primordial para manter o clube na disputa das principais competições em 2024, onde a estreia será contra o Potyguar-CN. Logo depois, no dia 15, está previsto o primeiro clássico diante do ABC, que vai ocorrer no estádio Frasqueirão e com a torcida toda do clube rival.

“A avaliação que faço do América até aqui é bem positiva. Acredito que conseguimos desempenhar um grande trabalho no primeiro encontro diante do Retrô, que possui um bom elenco e vem forte na preparação para o Campeonato Pernambucano. Foi um grande teste, tivemos a oportunidade de dar mais minutos jogados a equipe que vem sendo trabalhada como titular e estamos buscando evolução. Fomos felizes com o resultado, mas o desempenho do grupo me deixou bem mais animado”, disse Sena.

Apesar de ser normal existir a diferença de preparação entre os atletas na retomada dos trabalhos, o comandante americano acredita que não há um destaque individual na equipe, mas sim a força de todo um conjunto funcionando para que os melhores resultados possam ocorrer.

“Mantivemos uma base muito boa do ano passado e se for individualizar algum nome estaria sendo injusto com o restante dessa equipe. Todos trabalharam e souberam cumprir suas funções muito bem, inclusive os recém-chegados que utilizamos Rafinha e Gelson, que estiveram muito bem. O que mais importa é dar rodagem a esse grupo para que eles cheguem ao dia 5 de janeiro dentro da melhor forma possível”, salientou o técnico alvirrubro.

FONTE: TRIBUNA DO NORTE

ABC vai fechar o jogo-treino com Botafogo-PB

Foto: Rennê Carvalho/ABC FC

Apesar de estar enfrentando um clube profissional, a comissão técnica do ABC vem considerando as partidas diante do Botafogo-PB como um simples jogo-treino. Tanto que assim como ocorreu no primeiro encontro entre os dois clubes, na última sexta-feira, na Paraíba, onde se enfrentaram no campo da Maravilha do Contorno, CT do clube da estrela solitária, o jogo da volta está marcado para o campo do CT Alberi Ferreira. A partida de amanhã, que tem o início marcado para às 15h, será fechada para o público e para imprensa.

O treinador Fernando Marchiori afirmou que está em processo de análise do novo grupo e, por isso, vem aproveitando as movimentações com bola para conhecer melhor alguns jogadores e verificar a melhor formação levando em consideração oplano de jogo que possui para equipe na próxima temporada.

“A partida já realizada contra o Botafogo deu para eu fazer uma análise do nível de jogo frente a um adversário de boa qualidade técnica. O ambiente foi propício para que pudesse conhecer melhor alguns atletas e termos uma ideia mais clara daquilo que devemos fazer daqui por diante. É agora que iniciamos o processo de montagem da nova equipe. Tudo que ocorreu foi muito importante para as minhas análises e o resultado é o que menos pesa na atual etapa de preparação”, afirmou o técnico abecedista.

Tempo é o que não falta ao ABC, que terá quase 60 dias de pré-temporada. O primeiro jogo do clube em 2023 está previsto para o dia 12 de janeiro, quando a equipe vai entrar em campo para encarar o Força e Luz, pelo Estadual. O segundo compromisso já terá um nível maior de exigência, uma vez que ele vai encarar o América, na partida marcada para o dia 15 de janeiro, no Frasqueirão.

FONTE: TRIBUNA DO NORTE

Bolsonaro nomeia assessores para auxiliá-lo após o mandato

Foto: Adriano Machado/O Antagonista

Jair Bolsonaro nomeou nesta terça-feira (27) oito assessores para o acompanharem como ex-presidente da República.

A Constituição Federal garante aos ex-presidentes o direito a oito funcionários, cujas despesas serão custeadas pelo caixa da Presidência da República.

Integram a lista: João Henrique Nascimento de Freitas, advogado e assessor-chefe da Presidência, Sérgio Rocha Cordeiro, capitão da reserva e assessor especial da Presidência, Max Guilherme Machado de Moura, primeiro-sargento da PM do Rio de Janeiro e ex-integrante da equipe de segurança de Bolsonaro.

Foram nomeados também os segundos-tenentes do Exército Osmar Crivelatti e Jossando da Silva, o segundo-sargento do Exército Estácio Leite da Silva Filho, o suboficial da Marinha Ricardo Dias dos Santos e o coronel Marcelo Costa Câmara, que também é apontado como chefe do “serviço de inteligência paralelo” do presidente.

Como noticiamos, Bolsonaro deverá se despedir dos aliados amanhã, antes de embarcar para os Estados Unidos, onde passará o Réveillon em Mar-a-Lago, na propriedade de Donald Trump.

FONTE: O ANTAGONISTA

Simone Tebet aceita convite de Lula para ser ministra do Planejamento

Foto: Amanda Perobelli/ Reuters

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) aceitou o convite do presidente diplomado, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para ser ministra do Planejamento. O anúncio foi feito nesta terça-feira, dia 27, pelo deputado Alexandre Padilha (PT-SP), futuro titular da Secretaria das Relações Institucionais na Presidência da República. Ele negou, porém, que Lula tenha discutido com Tebet mudar a estrutura atual do ministério.

“Temos uma sinalização positiva de que ela aceitou o ministério do Planejamento”, disse Padilha. “O presidente Lula fez o convite à senadora Simone Tebet pelo papel que ela teve no segundo turno, pela qualidade que tem como senadora, como ex-prefeita e capacidade como gestora. Essa foi a motivação.”

O futuro ministro da articulação política disse que não haverá mudança, por enquanto, na estrutura já debatida do governo com Lula e demais ministros. O Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), que a senadora teria sinalizado interesse em levar para o Planejamento como forma de robustecer a pasta, continua na Casa Civil. A ministra participará do comitê gestor.

O PPI já havia sido vinculado antes à Casa Civil e atualmente faz parte da estrutura do Ministério da Economia. Na prática, o secretário especial do PPI, que se reporta ao ministro ao qual o programa é vinculado, coordena o conselho.

Segundo interlocutores de Lula e do MDB, Simone também havia manifestado interesse em ter vinculados ao Planejamento bancos públicos com capacidade de atuação direta, como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. A ideia, no entanto, foi de pronto rechaçada no PT. Os bancos públicos são tradicionalmente vinculados à Fazenda, cujo futuro ministro será Fernando Haddad.

Segundo Padilha, a senadora conversará com Lula ainda nesta terça-feira, em encontro sem horário definido. O convite foi feito na sexta-feira, dia 23, para que Tebet avaliasse assumir a pasta com o desenho e organograma montados previamente por Lula e outros ministros. Ele negou que tenham sido discutidos transferências de órgãos do governo para a pasta a ser chefiada por Tebet. Institutos de pesquisas, como IPEA e IBGE ,ficarão vinculados ao ministério de Tebet, conforme sugerido antes pelo gabinete de transição.

“Não houve nenhuma discussão. Não tem acordo. Tem um convite feito para o Planejamento, na estrutura e nas responsabilidades do Ministério do Planejamento, que tem um papel decisivo de acompanhamento, participa dos comitês gestores coordenados pela Casa Civil. Inclusive do comitê gestor do PPI, que é coordenado pela Casa Civil e executado pelo ministério que está na ponta. O convite foi feito para essa estrutura do Planejamento e tivemos uma sinalização positiva”, afirmou Padilha.

“Recebi uma sinalização de que (ela) tem a vontade de compor o ministério do Planejamento e estaria aceitando o convite feito sexta-feira, quando o presidente mostrou o organograma, os papéis e responsabilidades do ministério. Ele não será nem menor, nem maior, independentemente de quem seja a pessoa que venha a ocupá-lo. É um ministério central do governo, muito importante.”

A confirmação de Tebet no Planejamento encerra longas semanas de discussões e pode destravar a montagem final da composição da equipe de Lula, em negociações com o MDB, PSD e União Brasil. Lula vai dar sequência a reuniões com lideranças partidárias para concluir o anúncio dos 16 ministérios pendentes.

O Planejamento foi uma das opções aventadas a Tebet pelo gabinete de transição, depois que a senadora foi preterida do Desenvolvimento Social, pasta que mais desejava. A senadora foi cogitada no Meio Ambiente, Cidades e Turismo. Ela não era, no entanto, a primeira opção para a pasta. Lula tentou emplacar no Planejamento economistas de viés mais liberal, ligados ao PSDB, como Pérsio Arida e André Lara Resende, mas ambos recusaram. Até outros políticos foram cogitados, como o senador eleito Renan Filho (MDB-AL) e o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG).

Simone Tebet buscava uma posição com visibilidade política, com capacidade de tocar programas e entregar diretamente à população, embora o Planejamento tenha perfil mais burocrático. Por isso a predileção pelo ministério que cuida do Bolsa Família. Desde a campanha eleitoral, Lula já dizia que Tebet permaneceria em Brasília para ajudá-lo no futuro governo, indicando que desejava a aliada no primeiro escalão. Mesmo com dissidências e resistências internas no MDB, ela disputou a Presidência da República e seu mandato de senadora se encerra agora.

Terceira colocada no primeiro turno, atrás de Lula e Jair Bolsonaro, Tebet teve 4,9 milhões de votos e apoiou o petista no segundo turno, integrando-se à frente ampla da campanha. Ela também teve papel destacado ao longo do mandato de Bolsonaro no Senado, principalmente, durante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid.

FONTE: ESTADÃO

Rafael Correia recebe título de Parlamentar do Ano e faz balanço das ações em Sessão Extraordinária da Câmara Municipal de Extremoz

Foto: Arquivo cedido

A Câmara Municipal de Extremoz realizou nesta terça-feira (27), a última reunião do ano de 2022. Na Sessão Extraordinária, além de apreciados Projetos de Lei, foi
entregue o título de Parlamentar do Ano ao vereador Rafael Correia, que havia conquistado o título em eleição do Comitê de Imprensa no último dia 25 de novembro.

No plenário, o parlamentar fez um balanço das ações. “Este ano, tivemos 25 Projetos de Lei apresentados, com 14 Leis aprovadas e 53 indicações. Leis em defesa das mulheres, dos animais, promovendo a transparecia dos portais da Prefeitura e da Câmara. Totalizamos 206 proposições, uma média de 3 por sessão”.

Rafael também aproveitou o momento para agradecer a contribuição da população. “O sucesso do nosso mandato só foi possível graças aos cidadãos de Extremoz, que trouxeram as demandas dos bairros para o nosso gabinete. Agradeço imensamente a todos vocês e espero que essa parceria continue”, disse.

Na Sessão, os parlamentares ainda aprovaram o PL 060/2022, uma Parceria Público- Privada para que o Município realize permutas de bens e imóveis públicos por serviços. A iniciativa vai permitir que um terreno no bairro Moinho dos Ventos dê lugar a uma rotatória para facilitar o trânsito a bairros vizinhos.