Após as declarações de Janja, primeira dama do Brasil, de que o Palácio da Alvorada se encontrava em situação alarmante de preservação, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro decidiu sair em defesa do marido, Jair Bolsonaro (PL).
No domingo, 8, ela usou as redes sociais para justificar as críticas feitas pela socióloga e mulher de Lula (PT). “Durante o mandato do meu marido, preservamos o Palácio da Alvorada, respeitando sobre uma infiltração no teto do local. Os problemas identificados nas instalações são gravíssimos, mesmo com a destruição provocada pelos atos golpistas deste final de semana.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi internado em um hospital em Orlando, na Flórida, com “dores abdominais”. A informação foi dada por uma aliado do ex-presidente.
De acordo com as informações, Bolsonaro sentiu um desconforto na noite de domingo (8) e foi hospitalizado nesta segunda-feira (9).
A unidade médica estaria investigando uma potencial nova obstrução intestinal das aderências das alças do intestino, segundo esse mesmo aliado de Bolsonaro.
Bolsonaro foi internado algumas vezes nos últimos anos com bloqueios intestinais, após ter sofrido uma facada durante a campanha presidencial em 2018.
Ele viajou para os Estados Unidos dois dias antes de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumir o cargo de presidente.
O governo espanhol disse nesta segunda-feira (9) que vê um “traço trumpista” no assalto às sedes do poder no Brasil e advertiu que o “ressurgimento de movimentos ultradispostos a atropelar tudo” é a maior ameaça à democracia.
“Há um traço, digamos, trumpista, na forma como agiram ontem (domingo), com extremistas de direita mobilizados entrando no Congresso”, afirmou o ministro das Relações Exteriores, José Manuel Albares, em entrevista à rádio Cadena Ser.
Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro também invadiram o Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal em Brasília, em incidentes que lembram os ataques de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio, em Washington, D.C., por parte de simpatizantes do então presidente americano, Donald Trump.
Para Albares, “o padrão de atuação” dos bolsonaristas é “praticamente idêntico” ao dos seguidores de Trump na capital americana.
Os acontecimentos no Brasil “nos recordam qual é a maior ameaça que pesa sobre a democracia, a paz e a prosperidade no mundo (…) e é o ressurgimento de movimentos ultradispostos a atropelar tudo”, afirmou, por sua vez, o primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez, em um evento em Madri com embaixadores espanhóis.
Na noite de domingo, Sánchez havia manifestado no Twitter seu apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assim como “às instituições livre e democraticamente eleitas pelo povo brasileiro” e sua contundente condenação ao “assalto ao Congresso do Brasil”.
Os presidentes dos Três Poderes assinaram nesta segunda-feira (9/1) uma manifestação conjunta em repúdio aos atos terroristas de ontem em Brasília. O documento é assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), pela presidente do Supremo Tribunal Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, e pelo presidente do Senado em exercício, Veneziano Vital do Rego. Grupo se reuniu nesta manhã no Planalto.
“Os poderes da República, defensores da democracia e da Carta Constitucional de 1988, rejeitam os atos terroristas de vandalismo, criminosos e golpistas que aconteceram na tarde de ontem em Brasília. Estamos unidos para que as providências institucionais sejam tomadas, nos termos das leis brasileiras. Conclamamos a sociedade a manter a serenidade na defesa da paz e da democracia em nossa pátria. O país precisa de normalidade, respeito e trabalho para o progresso e justiça social da nação”, aponta o comunicado.
Confira nota na íntegra
“NOTA EM DEFESA DA DEMOCRACIA Os Poderes da República, defensores da democracia e da Carta Constitucional de 1988, rejeitam os atos terroristas, de vandalismo, criminosos e golpistas que aconteceram na tarde de ontem em Brasília. Estamos unidos para que as providências institucionais sejam tomadas, nos termos das leis brasileiras. Conclamamos a sociedade a manter a serenidade, em defesa da paz e da democracia em nossa pátria. O país precisa de normalidade, respeito e trabalho para o progresso e justiça social da nação”
Luiz Inácio Lula da Silva Presidente da República
Senador Veneziano Vital do Rêgo Presidente do Senado em exercícioDeputado federal
Arthur Lira Presidente da Câmara dos DeputadosMinistra
Rosa Maria Pires Weber Presidente do Supremo Tribunal Federal”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta segunda-feira (9) com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, e com governadores em Brasília após os ataques aos Três Poderes.
O encontro de Lula com Rosa Weber está previsto para às 09h. Na noite de domingo (8), o presidente esteve com ministros do Supremo na sede da Corte para avaliar os estragos causados por vândalos na capital federal.
A reunião com os governadores ocorre às 18h. Eles querem promover um manifesto pela democracia e união das instituições contra a ação organizada de vândalos que destruíram prédios dos Três Poderes da República.
Em meio ao quebra-quebra em Brasília, o Fórum dos Governadores se reuniu para definir uma reação na noite deste domingo. Há preocupação de que a desordem na capital federal sirva de inspiração para criminosos em outras unidades federais também destruírem o patrimônio público.
“O Fórum expressa toda solidariedade e apoio às medidas tomadas pelo presidente Lula e os chefes de Poderes e reafirma seu compromisso em defesa das instituições, colocando a disposição as forças de segurança nos estados para somar no restabelecimento da ordem e da paz”, afirmou a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT).
A ida a Brasília, de acordo com o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), é também para reunião com representantes do Judiciário, o que ocorreria às 20h30 da noite. “Fiz a sugestão no grupo e os governadores serão recebidos”, afirmou Barbalho.
A ideia também partiu do Planalto, que fez convite para os governadores, por meio da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.
Veja a agenda oficial do presidente Lula para esta segunda-feira
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) possui uma agenda oficial de compromissos em Brasília a partir das 9h da manhã desta segunda-feira (9). Veja abaixo.
9h: Reunião com a ministra e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, no Palácio do Planalto. 15h: Telefonema com o primeiro-ministro de Portugal, António Costa. 16h30: Telefonema com o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton. 18h: Reunião com governadores [não foram detalhados quais], no Palácio do Planalto.