Nem Pedro, nem Suárez: Artilheiro do Brasil é veterano do América-RN

Foto: Reprodução/Instagram

Wallace Pernambucano é o artilheiro do futebol brasileiro neste início de temporada.

Ele tem nove gols marcados em oito jogos neste ano, pelo América-RN. Completou 36 anos no último sábado (4) e já marcou no Campeonato Potiguar e na Copa do Nordeste.

Destaques do Volta Redonda-RJ, Ferroviário-CE e Jacuipense-BA também estão na lista dos maiores artilheiros do ano. Os camisas 9 mais famosos na briga são Luis Suárez, Pedro e Gabigol.

Na média, quem lidera entre os artilheiros é Hulk, do Atlético-MG. Ele jogou 180 minutos no Campeonato Mineiro e já fez três gols, portanto um a cada 60 minutos em campo. A média de Wallace Pernambucano é de um a cada 74 minutos.

Quem é o artilheiro do Brasil?

Wallace Pernambucano já tem mais de 100 gols na carreira. Ele é natural de Escada-PE e há mais de uma década roda o futebol nordestino. Foi meio-campista pela maior parte da carreira, mas há cinco anos avisou que queria virar centroavante. E deu certo: está na quarta temporada com o América-RN e fez sucesso em todas elas. Também tem passagens por Ceará, Náutico e Santa Cruz no currículo, entre outros clubes.

Ele foi o artilheiro do América-RN na campanha do título da última Série D. Dos nove gols marcados no torneio, dois foram nas oitavas, um nas semifinais e mais um na final contra o Pouso Alegre-MG. Na história do clube, Wallace é o sexto maior goleador com 62 gols marcados.

Os artilheiros do Brasil em 2023:

– 9 gols: Wallace Pernambucano (América-RN)
– 7 gols: Lelê (Volta Redonda), Ciel (Ferroviário-CE), Luis Suárez (Grêmio) e Pedro (Flamengo)
– 6 gols: Pablo (Athletico) e Jeam (Jacuipense-BA)
– 5 gols: Gabigol (Flamengo), Aylon (Novorizontino), Bruno Moraes (Juventus-SP), Caio Mancha (Portuguesa Santista-SP), Jeferson (Ponte Preta), Ariel Palácio e Gonzalo (ambos do Anápolis-GO) e João Celeri (Grêmio Anápolis)

UOL

ABC e América-RN conhecem adversários para a Copa do Brasil

Foto: CBF

A CBF realizou na tarde desta quarta-feira o sorteio dos confrontos da primeira fase da Copa do Brasil 2023. O ABC vai enfrentar o Tuntum, do Maranhão, e o América-RN encara o Iguatu, do Ceará.

Os duelos desta primeira fase serão disputados em jogo único, com mando do time em posicionamento inferior no ranking. No caso, ABC e América-RN jogarão fora de casa e terão a vantagem do empate.

Os jogos da primeira fase estão previstos para ocorrer entre 22 de fevereiro e 1º de março, mas as datas exatas ainda serão confirmadas pela CBF.

O sorteio também apontou o cruzamento previsto para a segunda fase. O ABC está na chamada chave 16 e, em caso de classificação, terá pela frente o vencedor de Trem-AP x Vasco. O América, na chave 17, pega o classificado de Ceilândia x Santos, caso conquiste a vaga.

Chave 16

– Trem-AP X Vasco
– Tuntum-MA x ABC

Chave 17

– Ceilândia-DF x Santos
– Iguatu-CE x América-RN

ge.globo

Senador Marcos Do Val apresenta atestado de sanidade mental

Foto: reprodução/internet/Poder360

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) divulgou nesta 4ª feira (8.fev.2023) um atestado de sanidade mental. Ele nega que irá se licenciar do cargo por questões de saúde.

O relatório médico é assinado digitalmente pelo psiquitara forense Bruno Andrade Jess. “Atesto para os devidos fins que o Senador Marcos Ribeiro do Val foi avaliado por mim em 07/02/2023 e que encontra-se apto, do ponto de vista de sua saúde, para o exercício do cargo”, escreve o profissional.

O Poder360 presenciou congressistas dizendo que Marcos do Val passava por esgotamento mental e que, por isso, deveria tirar licença para cuidar da saúde. O envio do atestado partiu do próprio senador.

Do Val ficou em evidência nos últimos dias depois de, em transmissão ao vivo feita em seu perfil no Instagram na noite de 4ª feira (1º.fev), dizer que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) queria coagi-lo a participar de um golpe de Estado depois da derrota nas eleições de 2022.

A acusação contra o ex-presidente foi detalhada em uma entrevista à revista Veja.

Depois, na última 5ª feira (2.fev), o senador recuou da afirmação de que Bolsonaro havia tentado coagi-lo e da decisão que havia anunciado de renunciar ao mandato no Congresso.

Em entrevista a jornalistas, do Val disse que a ideia, supostamente apresentada a ele em dezembro de 2022, teria partido exclusivamente do ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) e o então presidente teria só ouvido, sem apoiar nem contestar.

Segundo a defesa do ex-presidente, Bolsonaro decidiu não se manifestar sobre as declarações do senador.

QUEM É MARCOS DO VAL

Marcos do Val, 51 anos, é natural de Vitória (ES) e integrou o 38º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro. O senador eleito em 2018 também é diplomado e credenciado pela International Aikido Federation, situada em Tóquio, no Japão, como mestre em Aikido.

Os conhecimentos de artes marciais o fizeram fundar o Cati (Centro Avançado em Técnicas de Imobilizações), onde desenvolveu técnicas tidas como inovadoras em imobilizações táticas para atender às necessidades profissionais de policiais.

O trabalho foi realizado com apoio de integrantes do Centro de Artes Marciais Budokai e proporcionou técnicas aos policiais para a manipulação e imobilização de suspeitos sem uso de armas.

O treinamento foi levado a agentes da Swat, Nasa, FBI, Navy Seals, Vaticano e mais de 120 corporações policiais e de segurança em diversos países como Estados Unidos, China, França, Espanha, Luxemburgo, Bélgica, Itália, Portugal, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Equador, Colômbia e Brasil.

A empresa ficou responsável pelo treinamento de atores e figurantes do filme nacional “Tropa de Elite”.

Em 2015, do Val se tornou o 1º brasileiro a ser admitido como integrante da Associação Europeia de Tiro Policial, em Paris, na França.

VIDA POLÍTICA

Ingressou na política brasileira em 2018, mesmo ano em que conseguiu ser eleito senador pelo Espírito Santo. À época, foi convidado pelo PPS (Partido Popular Socialista), pelo qual foi eleito, para contribuir na construção de pautas da Segurança Pública Nacional. Recebeu 863.359 votos.

Marcos do Val ocupou cargos na Mesa Diretora do Senado (1º suplente de secretário) e também em comissões permanentes, sendo vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, entre os anos de 2019 e 2020.

O congressista é vice-presidente da CTFC (Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor) e da CSP (Comissão de Segurança Pública), além de integrar outras comissões, tais como a CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania), Comissão Temporária Covid-19 e a CPI da Pandemia.

Ele também é integrante do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado, da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul e do Grupo Parlamentar Brasil-ONU, do Grupo Parlamentar Brasil-China e do Grupo Parlamentar Brasil-Emirados Árabes.

Poder360

Água de lagoa em Parnamirim muda de cor e fica verde; veja vídeo

Foto: Magnus Nascimento

As águas que surgiram na “Lagoa Azul”, em Parnamirim, não apresentam mais a coloração azul-turquesa, que tornaram o ambiente famoso, elas exibem uma tonalidade esverdeada. Além disso, de acordo a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), elas estão contaminadas após o uso desenfreado.

Segundo o diretor-presidente da Caern, Roberto Linhares, a água do local está inadequada para o banho e para o consumo.

A Prefeitura de Parnamirim está ampliando taludes para impedir acessos da população. Nesta quarta-feira (08), mesmo após bloqueios no local, era possível adentrar o espaço.

“No primeiro momento depois que o pessoal começou a utilizar o “buraco Azul”, a água está completamente contaminada. A gente já detectou bactérias, coliformes fecais, de forma assustadora”, disse Linhares.

A Prefeitura de Parnamirim anunciou, nesta quarta-feira, que a Lagoa Azul, aquífero que surgiu após escavações da Caern no bairro Nova Esperança, será um espaço de lazer ou de turismo viabilizado nos próximos meses.

A Estação Elevatória de Esgotos (EEE) que estava sendo construída pela Caern será continuado em outro espaço.

Vídeo:
https://youtu.be/Cw1Omm_lC5w

Tribuna do Norte

Tremor de terra de magnitude 2.2 é sentido em Caruaru, no Agreste de Pernambuco

Foto: Hesíodo Góes/Arquivo/Folha de Pernambuco

Um tremor de terra de magnitude 2.2 graus atingiu a cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, na madrugada desta quarta-feira (8).

De acordo com o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis-UFRN), que faz monitoramento de abalos sísmicos no Nordeste, o tremor ocorreu à 0h19.

Esse foi o segundo tremor de terra sentido na cidade este ano. Em 13 de janeiro, um abalo de magnitude 1.3 foi notificado pelo LabSis-UFRN.

Outro tremor no ano foi sentido em Araripina, no Sertão do Estado, em 9 de janeiro. O abalo teve magnitude 2.2, igual o desta quarta-feira, em Caruaru.

Diversos usuários relataram terem sentido o tremor nas redes sociais. No Twitter, um usuário publicou: “Que susto eu tomei com esse tremor de terra aqui em Caruaru”. Um segundo disse: “Gente, Caruaru tremeu mesmo ou eu tô doida?”. “Pense no susto esse tremor em Caruaru, acordei desesperado, agora tô aqui sem sono”, publicou um terceiro.

Por que a terra treme em Caruaru?

Os tremores de terra em Caruaru ocorrem porque a cidade fica localizada bem no meio de uma falha geológica, um foco vulnerável à atividade sísmica, denominado zona de cisalhamento Pernambuco-Leste.

Essa falha começa no Recife e entra pelo Sertão, até Arcoverde, numa extensão de 254 quilômetros. A “Capital do Forró” está no meio desse caminho.

O tremor de terra mais forte da história dos abalos sísmicos de Caruaru aconteceu à 1h20 do dia 20 de maio de 2006. O abalo teve intensidade de 4.0 graus na escala Richter. No dia 20 de março de 2007, outro forte tremor foi sentido, com magnitude 3.9.

Folha de Pernambuco