Professora leva tapa no rosto de PM em terminal de ônibus no Recife

Foto: Reprodução

Uma professora, de 26 anos, foi agredida no rosto por um policial militar no Terminal Integrado da Joana Bezerra, na Zona Sul do Recife. O vídeo com a agressão viralizou nas redes sociais e gerou revolta.

A agressão ocorreu no final do mês de janeiro. As imagens mostram o momento em que a mulher trans desce do ônibus e um homem ao lado dela, identificado como seu marido, coloca as mãos por trás da cabeça, em sinal de rendição à ordem policial.

A mulher tenta falar algo com um dos policiais, mas é surpreendida pelo tapa no rosto. Ela contou à TV Guararapes que, antes de levar o tapa, foi vítima de transfobia por parte de passageiros do ônibus e iria pedir ajuda ao PM.

“Quando foi chegando já próximo à estação da Joana Bezerra, começaram os xingamentos tanto comigo como com o meu companheiro, cantando a música de João do Morro. Foi na hora que meu companheiro olhou para trás e disse assim: ‘É comigo?’. Aí, foi na hora que se juntaram os três, os meninos que estavam lá atrás, e vieram tudinho para cima da gente. Aí, aquelas mulheres que estavam também no grupo ficaram na frente impedindo de os meninos vir para bater na gente. Foi na hora que o motorista abriu, chegou na Joana Bezerra o motorista abriu a porta de trás e desceu tudinho pela porta de trás. Quando abriu a porta do meio, eu desci correndo para me proteger”, disse a professora.

A vítima ainda relata que se sentiu segura ao ver os policiais no terminal, porque achou que seria agredida pelo grupo estava xingando ela e o seu companheiro.

“Fui diretamente aos policiais para dizer a eles, foi na hora que apontei para trás para ele ver o grupo. Me identifiquei como professora, foi na hora que ele deu o tapa”, completou. Os policiais teriam pedido desculpas a ela depois da agressão, segundo a professora. O grupo que estava xingando a mulher e o marido teria citado que os dois estariam armados.

Em seguida, todos foram encaminhados à Central de Plantões da Capital (Ceplanc), no bairro de Campo Grande, na Zona Norte do Recife. A professora também denunciou que foi coagida para apagar vídeos que tinha feito com o seu celular.

O que diz a SDS

Por meio de nota, a Corregedoria da Secretaria de Defesa Social informou, nesta sexta-feira (10), que identificou o policial, lotado no Batalhão de Choque.

A corregedoria também disse que “instaurou uma investigação para apurar o episódio”. “O procedimento disciplinar buscará, com rigor e isenção, reunir todos elementos disponíveis, como imagens e depoimentos, de modo a elucidar as circunstâncias do fato”, explicou a SDS.

“A PMPE, a SDS e as demais operativas de segurança pública orientam seus efetivos para atuar na proteção da população, preservando a vida, a integridade das pessoas e do patrimônio, dentro da técnica e do respeito à diversidade e aos Direitos Humanos. Qualquer atitude na contramão dessas diretrizes está sujeita a uma investigação séria e aprofundada, seja pela Corregedoria, Delegacia de Polícia Judiciária Militar ou no âmbito dos batalhões da PMPE”, completou o comunicado da secretaria.

Folha de Pernambuco

Empregos na indústria potiguar cresceram 6,73% em 2022

Foto: Carlos Azevedo/NOVO Notícias

Os empregos do setor industrial potiguarcresceram 6,73% em 2022, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) compilados pela Federação das Indústrias do no Rio Grande do Norte (Fiern). O total de industriários empregados avançou de 100.658 em 2021 para 107.430 em 2022.

Dados da síntese do Novo CAGED feita pela Fiern, a indústria potiguar teve aumento de 6.772 pessoas contratadas em 2022. Após a movimentação do ano, a participação atual da indústria em relação ao total de atividades no que diz respeito ao número de contratos de trabalho vinculados à CLT é de 23,31%.

Apesar do aumento geral, o saldo de dezembro da indústria potiguar foi negativo. O número correspondente ao corte de 1.581 vagas de emprego, resultante de 953 reduções na construção e 628 nos demais subsetores (Indústria Geral).

Em termos positivos, o único destaque digno de nota foi verificado nas Atividades de apoio à extração de minerais (+166 vagas), diga-se, apoio à extração de petróleo e gás, agora retomadas por empresas privadas independentes, após as inciativas de desinvestimentos da Petrobras na bacia potiguar.

A cadeia de petróleo e gás é um dos destaques na contração em 2022. Foram 1.032 vagas abertas no ano, das quais 774 nas Atividades de apoio à extração de petróleo e gás e 258 na extração.

No último mês de 2022, o saldo do emprego com carteira no Rio Grande do Norte foi negativo, tendência que já é comum no período. Dessa maneira, houve o fechamento de 2.965 postos de trabalho, resultantes da diferença entre 12.881 admissões e 15.846 desligamentos.

No Nordeste, por sua vez, foram encerrados 52.018 contratos de trabalho e 431.011 no conjunto do país. Devemos, no entanto, chamar a atenção de que, no caso do estado, o volume de corte foi mais do que o dobro do verificado em dezembro de 2021 (1.460).

As explicações mais plausíveis para o aumento da intensidade devem ser atribuídas aos efeitos das taxas de juros elevadas mais elevadas desde agosto, e o consequente endividamento da população, assim como à redução do poder de consumo, devido à inflação elevada; cortes de pessoal na administração pública no final da gestão do governo estadual, em decorrência do encerramento de contratos temporários também influíram no resultado. Quanto aos fatores recorrentes do período, estão os cortes de vagas temporárias devido ao fim da safra de melões e outras frutas, e a moagem da cana em fase de conclusão.

Em termos de grandes setores, apenas o Comércio registrou saldo positivo em dezembro, mesmo assim, de apenas +18 vagas (+0,01%). Quanto aos balanços negativos, a Agropecuária perdeu -658 vagas (-3,63%), os Serviços -744 (-0,35%) e a Indústria, com -1.581 (-1,45%), dos quais, -953 na Construção e -628 nos demais setores (Indústria Geral).

No acumulado janeiro-dezembro, o saldo total de postos de trabalho com carteira abertos no RN em todas as atividades correspondeu a +21.201 vagas, com incremento de +4,82% em relação ao contingente de empregados existentes no final de 2021. Nesta base de referência, apenas a Agropecuária apresentou saldo negativo, equivalente a -328 vagas (- 1,84%). O melhor desempenho do ano foi assinalado pelos Serviços, com saldo de +10.554 contratos efetivados (+5,18%), seguidos pela Indústria, com +6.772 (6,73%) e o Comércio, com +4.203 (3,58%). Entre 2021 e 2022, o total de empregados com carteira no RN estimado pelo Novo CAGED aumentou de 439.657 para 460.858.

Novo Notícias

Em Natal, irmãos gêmeos tiram a mesma nota na redação do Enem e comemoram

Foto: Cedida

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgados pelo Inep nesta quinta-feira (9), trouxeram uma coincidência inusitada para um casal de irmãos gêmeos. Heloísa e Igor Amorim, de 18 anos, que moram em Natal, cravaram a mesma nota na redação: exatos 900 pontos.

A surpresa veio quando um contou ao outro sobre a nota. Os dois chegaram a desconfiar que era uma brincadeira de um deles, mas não. Tanto Heloísa quanto Igor tinham alcançado realmente o mesmo desempenho na redação.

Os estudantes contaram que, ao longo da vida escolar, muitas vezes os resultados foram próximos, porém, pela primeira vez a nota foi rigorosamente igual.

“Nunca houve disputa entre a gente. Pelo contrário, sempre nos ajudamos muito. A preparação foi, de fato, muito parecida, na mesma escola e em laboratórios de redação, mas não deixou de ser uma grande surpresa para a gente”, conta ele.

Apesar da coincidência no Enem, eles querem trilhar caminhos diferentes no ensino superior. Igor quer fazer engenharia do petróleo. Já Heloísa tem interesse em seguir na área da saúde.

Os irmãos não foram os únicos a cravar a mesma nota na prova. O casal de namorados Amanda Macêdo e Giordano Bruno, de 17 e 18 anos, que estudam na mesma escola dos irmãos, o Complexo Educacional Contemporâneo, obtiveram iguais 920 pontos na redação.

Eles decidiram contar a nota um para o outro na mesma hora e também quase não acreditaram na coincidência.

“Fazíamos redações semanais juntos, então conversávamos bastante sobre as construções dos textos e os temas. Acredito que isso pode ter contribuído muito para termos o mesmo resultado”, conta Bruno.

O casal de namorados também quer trilhar caminhos diferentes na Universidade. Ele quer cursar direito e ela, odontologia.

G1 RN

Comunicado oficial: treinador da seleção

Foto: CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informa que não procede a notícia divulgada nesta sexta-feira (10/02) de que o técnico do Real Madrid, o italiano Carlo Ancelotti, é o novo treinador da Seleção Brasileira.

O Presidente Ednaldo Rodrigues mantém as declarações dadas na quarta-feira, após o sorteio dos confrontos da Copa do Brasil. Na ocasião, o dirigente descartou especulações, disse que o assunto é tratado de forma transparente e que o técnico escolhido será anunciado no momento oportuno.

CBF

Fora da cadeia, Suzane Von Richthofen abre ateliê on-line

Foto: reprodução

Cumprindo pena em liberdade desde 12 de janeiro, Suzane Von Richthofen iniciou um negócio próprio on-line. O ateliê Su Entre Linhas conta com uma página no Instagram, aberta há quatro dias, e já anunciou alguns produtos à venda, chinelos decorados que podem ser encomendados.

Os produtos são feitos em Angatuba, cidade no interior de São Paulo onde Suzanne mora desde que saiu da cadeia. Os produtos são vendidos para todo o Brasil. A informação do ateliê é da página Mulheres Assassinas, de Ulisses Campbell, o escritor do livro Suzane: Assassina e Manipuladora.

O perfil tem mais de 5,6 mil seguidores até o momento, e é administrado e monitorado por uma pessoa chamada Josiely. As vendas são feitas pelo WhatsApp. Nos comentários das três únicas postagens do perfil, internautas se dividem entre mensagens críticas a Suzanne, apoio (citando recomeços ou segundas chances) ou piadas de mal gosto sobre o assassinato.

Desde a criação e repercussão sobre a página, outros perfis falsos foram criados, se fazendo passar pelo ateliê original. Até o fechamento desta matéria, foram encontrados quatro destes perfis.


Metrópoles

CBF tem ‘sim’ de Ancelotti, técnico do Real Madrid, para assumir a seleção brasileira

Foto: KHALED DESOUKI/AFP via Getty Images

A CBF já tem o “sim” do novo técnico da seleção brasileira. Na verdade, o “sí”, pois se trata do italiano Carlo Ancelotti, supercampeão com o Real Madrid e com passagens por clubes como PSG, Chelsea, Juventus, Milan, Bayern de Munique, entre outros da Europa.

Segundo apurou a ESPN, as partes não vão confirmar publicamente o acordo neste momento, já que o treinador ainda tem o contrato com o clube espanhol até junho de 2024. Também ainda não há qualquer compromisso assinado com a CBF, apenas a sinalização positiva.

Os detalhes do contrato, que seria de três anos, começando em julho de 2023 até agosto de 2026, após o final da Copa do Mundo em Estados Unidos, México e Canadá, ainda estão sendo discutidos.

Jogadores brasileiros do Real Madrid também já têm essa informação, segundo soube a reportagem. Eles lamentam o fato de o treinador deixar o clube, mas entendem ser um bom nome para comandar o time pentacampeão do mundo – o elenco merengue hoje tem Éder Militão, Rodrygo e Vinicius Jr., todos presentes no grupo do técnico Tite na Copa do Qatar.

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, declarou esta semana à ESPN que buscaria um técnico que fosse unanimidade e que cumpriria o ciclo de uma Copa à frente da seleção. Ancelotti se encaixa nesse perfil. O dirigente também citou “questões adiantadas” para a escolha.

A busca da entidade agora é por um técnico que comande a equipe nesse período de transição, já que a primeira Data Fifa do ano está prevista para março (entre os dias 20 e 28). Ramon Menezes, que está comandando o time sub-20 no Sul-Americano da categoria, seria um dos cotados para o período. As eliminatórias para a Copa de 2026 tem início previsto para junho.

Ancelotti tem 63 anos e está no Real Madrid desde 2021. Nessa segunda passagem pela equipe, ele foi campeão da Champions League e também de LaLiga. Antes, havia comandado o clube entre 2013 e 2015.

O Brasil seria o primeiro trabalho do treinador em uma seleção, já que foi apenas auxiliar da Itália no início da carreira, ainda na década de 90. Em clubes, trabalhou em Reggiana, Parma, Juventus, Milan, Chelsea, PSG, Bayern de Munique, Napoli e Everton, além do Real.

No fim de 2022, Ancelotti foi questionado publicamente sobre a chance de assumir a seleção brasileira na vaga de Tite. Ele agradeceu o interesse na ocasião, mas afirmou que não tinha planos de dizer ao Real que deixaria o clube. A ESPN voltou a ouvir fontes ligadas ao treinador, que seguem negando qualquer acerto com a CBF.

No Mundial de Clubes, em entrevista coletiva que antecede a final contra o Al Hilal, algoz do Flamengo, o italiano também foi perguntado sobre o tema e manteve o discurso após a publicação da informação do “sim” à CBF. “Tenho contrato até 2024. Não sei o que posso dizer, não tomei conhecimento”.

ESPN