Itália e Suíça serão ligadas por teleférico a mais de 3,4 mil metros nos Alpes

Foto: reprodução/internet/CNN Brasil

Atravessar a fronteira entre Itália e Suíça pelos alpes acaba de ficar mais fácil.

Um novo serviço de teleférico na região do Matterhorn, um dos picos nevados mais famosos do mundo, está previsto para ligar o lado italiano com o suíço, e vice-versa, a partir deste verão europeu.

As obras têm previsão de serem finalizadas ainda na primavera, o que faz com que as estâncias de esqui Cervinia, na Itália, e Zermatt, na Suíça, sejam ligadas por inéditas e modernas estações a mais de três mil metros de altitude.

A linha conecta a estação Testa Grigia, a 3.458 metros de altitude na Itália, até Klein Matterhorn, a 3.821 metros na Suíça.

Segundo informações oficiais das estâncias, o percurso tem 1,6 km e cobre a diferença de altitude de 363 metros em apenas quatro minutos.

Assim, a conexão permite que, pela primeira vez, turistas viajem entre Cervinia e Zermatt sem equipamentos de esqui. Ao todo, podem ser transportados cerca de 1.300 passageiros por hora.

De acordo com informações oficiais, o custo total da obra é estimado em 45 milhões de francos (mais de R$254 milhões na cotação atual).

A construção faz parte de um projeto maior, o Matterhorn Alpine Crossing (Travessia Alpina de Matterhorn, em português), cuja primeira fase estreou na temporada 2018 e liga a estação Trockener Steg, no vale em Zermatt, até a estação de montanha Klein Matterhorn.

Esta linha anterior opera 25 cabines, enquanto a nova adição passa a ter 10 delas, totalizando 35 modernas cabines chamadas de 3S.

Segundo a Leitner, empresa que fabrica os teleféricos, eles chegam a atingir uma velocidade de 7,5 metros por segundo e possuem 28 assentos cada, com a possibilidade de levar sete passageiros em pé.

Duas das 10 cabines são decoradas com milhares de cristais e têm um piso de vidro, o que possibilita vistas ainda mais privilegiadas para os alpes.

CNN Brasil

Pela primeira vez, Brasil não registra morte por covid-19 em 24 horas

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), divulgados no início da noite de domingo (12), mostram que pela primeira vez, em 24 horas, o Brasil não registra mortes causadas pela covid-19. Segundo o Conass, no período de 24 horas foram registrados 298 novos casos de covid-19. A média móvel dos últimos 7 dias foi de 45 óbitos e 9.126 novos casos diários da doença.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, foram registrados 36.932.830 casos da doença, com 697.674 óbitos. As taxas de incidência e de mortalidade, referentes a casa 100 mil habitantes, são de 17.575 casos de covid-19 e 332 óbitos.

Vacinação

No início do mês, o Ministério da Saúde divulgou o cronograma para 2023 do Programa Nacional de Vacinação, inclusive da covid-19. As ações começam em 27 de fevereiro, com a aplicação de doses de reforço bivalentes contra a doença na população com maior risco de desenvolver formas graves da covid-19, como idosos acima de 60 anos de idade e pessoas com deficiência.

Também está previsto para abril intensificar a campanha de vacinação contra a influenza, antes da chegada do inverno, quando as temperaturas mais baixas levam ao aumento nos casos de doenças respiratórias. Já em maio, deve ocorrer uma ação de multivacinação contra a poliomielite e o sarampo nas escolas.

As etapas, de acordo com o ministério, foram organizadas de acordo com os estoques de doses existentes, as novas encomendas realizadas pela pasta e os compromissos de entregas assumidos pelos fabricantes de vacinas.

Com informações da Agência Brasil.

Ex-aluno com braçadeira nazista ataca escola com bombas caseiras em SP

Foto: reprodução/internet

São Paulo – Um adolescente de 17 anos, usando braçadeira com símbolo nazista, foi detido após arremessar um explosivo de fabricação caseira, contra uma escola na cidade de Monte Mor, na região de Campinas, interior paulista. O atentado ocorreu no início da manhã desta segunda-feira (13/2). Ninguém se feriu.

Um vídeo feito com celular mostra o infrator jogando a bomba, que quebrou o vidro de uma janela da instituição de ensino.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP) de São Paulo, o jovem arremessou o artefato caseiro “que chegou a explodir no vaso sanitário”. A pasta reforçou que “não houve feridos.”

Com ele, afirmou a Guarda Civil Municipal, também foi apreendido um coquetel molotov, que é um explosivo, caseiro, feito com uma garrafa de vidro, cheia de liquido inflamável, na boca da qual um pavio é acendido com fogo. Testemunhas afirmaram ter sentido forte cheiro de gasolina nas imediações do prédio alvo dos ataques.

No mesmo prédio funcionam as escolas Professor Antonio Sproesser, do governo estadual, e Vista Alegre, do município.

Ex-aluno

A prefeitura, por meio de sua assessoria de imprensa, afirmou ao Metrópoles que o menor é ex-aluno da instituição, onde estudam desde crianças de dois anos à adolescentes de 15 anos de idade.

O jovem foi apreendido por guardas-civis metropolitanos, logo em seguida ao ataque. Ele foi encaminhado à delegacia da cidade do interior, onde o caso é investigado. A Polícia Civil apura o que teria motivado os ataques.

Com o adolescente foi encontrado e apreendido uma machadinha. Na casa dele, a polícia também apreendeu uma arma de airsoft, material alusivo ao nazismo e um computador, que será periciado.

A Polícia Militar foi acionada para dar apoio. Os PMs encontraram o carro usado pela adolescente, um Peugeot 207 preto, estacionado na Rua Barciliano.

Educação municipal e estadual

A prefeitura do interior afirmou que as aulas foram suspensa, pela manhã e tarde desta segunda-feira. O governo avalia oferecer acompanhamento psicológico aos alunos, retirados da instituição por causa do atentado.

“O ocorrido foi um ato isolado e a Prefeitura de Monte Mor, também por meio desta [nota], tranquiliza todas as famílias, pais e responsáveis, de alunos da rede municipal de ensino e repudia, de forma veemente, todo e qualquer ato de violência”, diz trecno de nota.

A Secretaria Estadual de Educação lamentou o caso, ressaltando a inexistência de feridos.

A pasta afirmou que a segurança da unidade será reforçada, com o apoio da ronda escolar.

Após a perícia no local, a Educação estadual disse que as aulas serão retomadas. Alunos da rede vão ao local nos períodos da tarde e da noite. Já os da prefeitura, frequentam a escola pela manhã.

Metrópoles

Meia tcheco revela ser gay e diz querer viver sem medos: ‘Como todo mundo’

Foto: Reprodução/Twitter @jakubjanktojr

Jakub Jankto, meia da seleção tcheca e do Sparta Praga, publicou hoje um vídeo nas redes sociais assumindo a sua homossexualidade. Veja o que ele disse:

“Como todo mundo, eu também quero viver minha vida em liberdade. Sem medos. Sem preconceito. Sem violência. Mas com amor. Sou homossexual e não quero mais me esconder”

Quem é Jakub?

Jakub Jankto é meio-campista, tem 27 anos e defende o time principal da seleção tcheca desde 2017. Ele pertence ao Getafe e está emprestado ao Sparta até a metade do ano.

Antes, Jakub passou por três clubes da Itália: Udinese, Ascoli Picchio, da segunda divisão, e Sampdoria.

O relato completo de Jakub

“Olá, sou Jakub Jankto. Como todo mundo, eu tenho meus pontos fortes. Eu tenho minhas fraquezas. Eu tenho uma família. Eu tenho meus amigos. Tenho um trabalho que tenho feito da melhor forma, há anos, com seriedade, profissionalismo e paixão. Como todo mundo, eu também quero viver minha vida em liberdade. Sem medos. Sem preconceito. Sem violência. Mas com amor. Sou homossexual e não quero mais me esconder”

Entidades apoiam jogador

Na publicação de Jakub, várias entidades, como Fifa, Uefa e Premier League, postaram mensagens de apoio ao jogador.

“Estamos todos com você, Jakub. O futebol é para todo mundo”
Fifa

“Muito bem, Jakub. Você é uma verdadeira inspiração, e o futebol europeu está com você”
Uefa

“Nós estamos com você, Jakub. O futebol é para todo mundo”
Premier League

UOL

Homem mata filho de 4 anos a tiros e é encontrado morto em Petrolina

Foto: Reprodução/ TV Grande Rio

Um homem de 27 anos matou a tiros o filho de 4 anos e foi encontrado morto, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

O caso aconteceu na madrugada desta segunda-feira (13) na residência da família, no bairro de Antônio Cassimiro.

De acordo com a Polícia Civil do Estado (PCPE), o corpo da criança e do pai foram encontrados juntos na casa. A suspeita da polícia é que o homem tenha tirado a própria vida.

A arma usada no crime foi apreendida e será periciada pelo Instituto de Criminalística (IC).

Os corpos do homem e da criança foram encaminhados ao Instituto de Medicina Legal (IML) da cidade.

A PCPE informou que as investigações foram iniciadas e continuam até o esclarecimento do caso.

Folha de Pernambuco