Em liberdade condicional, Elize Matsunaga vira motorista de app em SP

Foto: Reprodução

Condenada pela morte do marido, o empresário Marcos Kitano Matsunaga, herdeiro do grupo Yoki Alimentos, Elize Matsunaga agora tenta a ressocialização como motorista em três aplicativos, na região de Franca, no interior de São Paulo. O brutal assassinato aconteceu em 2012.

Elize Matsunaga foi condenada a 19 anos e 11 meses de prisão, mas, em 2019, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) reduziu a pena para 16 anos e 3 meses. Em liberdade condicional desde maio de 2022, ela cumpriu regime fechado no presídio de Tremembé (SP) por 10 anos.

De acordo com o jornalista e escritor Ullisses Campbell, os relatos dos passageiros são de que Elize é “bem tranquila” e que a maioria a recebe bem. “Ela usa o nome de solteira [Elize Araújo Giacomini]”, disse. A nota dela como condutora é 4.80, e o carro utilizado, um Honda Fit, informou uma publicação na página “Mulheres Assassinas”.

“Essas mulheres que cometeram crimes de repercussão nacional, como a Suzane von Richthofen, escolheram voltar à sociedade em empregos de atendimento ao público quando o natural seria se esconder. Isso chama a atenção”, observou Ullisses Campbell, em conversa com o Metrópoles. Ele é autor da biografia “Elize Matsunaga: A Mulher que Esquartejou o Marido” (Ed. Matrix).

Apesar do relato de que é bem tratada pelos passageiros, Elize utiliza máscaras e óculos para dificultar a identificação. Ela tem curso superior completo em contabilidade, é técnica em enfermagem, sommelier e bacharel em direito.

Metrópoles

“Movimentou toda a economia da cidade”, diz Álvaro Dias sobre saldo positivo do Carnaval 2023 em Natal

Foto: Adenilson Costa

Na avaliação do prefeito Álvaro Dias, o Carnaval 2023 em Natal foi um dos maiores da história da capital, sendo marcado por inovações como a antecipação dos festejos, a valorização dos artistas locais e fomento à economia local. Para as próximas edições, a expectativa, segundo o prefeito, é que o início da folia, com 15 dias de antecedência, permaneça e algumas estratégias sejam aprimoradas. A declaração foi dado nesta quinta-feira (23), em entrevista ao programa Tribuna Livre, na Jovem Pan News Natal.

Segundo Álvaro Dias, a gestão vai entrar em contato com a Fecomércio/RN, que geralmente realiza levantamentos para analisar os resultados da movimentação na capital, a fim de obter uma análise precisa sobre a edição do carnaval neste ano. “Se eles não fizerem, a própria prefeitura vai fazer para saber quais foram os defeitos, vantagens e acertos no carnaval”, assegurou.

A análise deverá focar nos estímulos dados ao segmento econômico. Conforme apontou o gestor, as festas favoreceram diversos setores, em especial a hotelaria, dada a procura por hospedagens ao longo do feriado. “Movimentou toda a economia da cidade. Isso foi uma grande satisfação para gente porque vimos que demos um incremento para a geração de emprego e renda de um maneira bem significativa na nossa cidade”, disse.

O prefeito também aproveitou o momento para enfatizar a importância dos investimentos na área de lazer. “A constituição prega saúde e educação, mas o entretenimento e o lazer também estão na constituição porque a saúde e o bem estar físico das pessoas precisa de entretenimento para funcionar adequadamente. Nosso organismo precisa de descontração”, destacou.

Na avaliação dele, a folia foi tranquila e sem casos elevados de violência. De acordo com os dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), divulgados nesta quinta-feira (23), o número de homicídios durante o Carnaval 2023 no Rio Grande do Norte diminuiu em 30% em relação ao mesmo período de 2022, quando ocorreram 20 mortes.

Ao todo, o Carnaval em Natal contou com seis polos de folia (Ponta Negra, Petrópolis, Rocas, Centro Histórico, Nazaré, Redinha), além da tradição das Escolas de Samba e Tribos de Índios, na Ribeira, e o Circuito Praia, 49 bandas de frevo puxando 22 mil integrantes e 910 músicos instrumentistas, 275 músicos de palco reunidos em 55 atrações musicais e intérpretes e 49 Blocos e Troças de nove tribos de índios e 13 escolas de samba.

Obras

Em relação às obras de Infraestrutura de Natal, Álvaro Dias apontou expectativas positivas para os trabalhos de reurbanização da avenida Felizardo Moura, que deverá ser finalizada nos próximos seis meses, e para o Complexo Turístico da Redinha, que pretende ser uma estratégia para potencializar o turismo na capital. Ele disse, ainda, que os gargalos presentes no transporte público municipal foram herdados por gestões passadas.

Tribuna do Norte

RN é destaque nacional em capacitação no futebol

Foto: Canindé Soares

A capacitação e formação de estudantes, profissionais e pesquisadores para o futebol se tornou uma tendência no aprimoramento dos clubes nacionalmente. Através da Startup potiguar Futebol Interativo conhecida como “Escola do futebol”, fundada em 2018 e incubada dentro do programa de inovação e empreendedorismo do Inova/Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e também há mais de 02 anos com sede em Pinheiros/São Paulo visa transformar sonhos em carreiras, através do futebol por meio da educação para alcançar os objetivos, ressalta – George Klinger, CEO e fundador do Futebol Interativo, paulatinamente através da união da teoria com a prática é o caminho mais consistente de aprendizado.

A educação como pilar no esporte possui alguns entraves culturais e ainda um pouco de resistência às informações sobre capacitação no futebol. No entanto, muitos clubes profissionais e amadores de futebol em todo o país já adotaram a metodologia absolvendo os mais diversos profissionais. Os alunos aprendem a trabalhar os vários aspectos do desenvolvimento técnico, tático, físico e também o psicológico. Isso facilita o trabalho dos profissionais, mediante ao acompanhamento dedicado e multidisciplinar os profissionais das áreas de Educação Física, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, médicos, fisiologistas, comunicação, preparadores e até mesmo técnicos e auxiliares das várias áreas que compõem a ciência do esporte podem aperfeiçoar suas atividades através da Escola de Futebol.

Com o mercado crescente e um público-alvo emergente, a startup potiguar Futebol Interativo promove Cursos para profissionais do futebol, com professores de vários lugares do mundo. Contando com a participação de clubes parceiros como o Fortaleza, Botafogo, América Mineiro, Avaí, Bahia, Vitória, CRB entre outros grandes clubes, no objetivo de nortear os participantes de uma maneira básica sobre a área do futebol que mais cresce no mundo. O diferencial do curso é que o aluno mais bem ranqueado na turma terá garantia de estágio em um dos clubes parceiros da startup potiguar Futebol Interativo.

Serviço

Cursos para estudantes, profissionais e pesquisadores do futebol – Futebol Interativo.

Sedes:

Shopping Seaway – Av. Engenheiro Roberto Freire, 1962 – Capim Macio, Natal – RN, 59082-095.
Av. Pedroso de Morais, 457 – sala 601 – Pinheiros/SP.

Informações no Site: https://futebolinterativo.com
E-mail: contato@futebolinterativo.com
Telefone: (11) 93765-1372

Nelson Ribeiro – Status Empresarial

6 dicas para desintoxicar o organismo pós-Carnaval

Foto: reprodução

Os excessos geram uma sobrecarga nos órgãos responsáveis por processar e eliminar as toxinas.

Se você se esbaldou no carnaval, com direito a muitos drinques e comidas gordurosas, é hora de cuidar do corpo, que já está sob efeito do acúmulo de toxinas, substâncias prejudiciais que geram a formação de radicais livres (moléculas altamente reativas que “atacam” as células do corpo).

Segundo Claudia Chang, doutora e pós-doutora em Endocrinologia e Metabologia pela USP, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e coordenadora e professora da pós-graduação em Endocrinologia do Instituto Superior de Medicina (ISMD); isso significa que os radicais livres provocam a oxidação (consomem o oxigênio disponível), interferindo nos processos metabólicos do organismo.

“Sendo assim, há uma sobrecarga nos órgãos responsáveis por processar e eliminar essas toxinas, como fígado, rins e intestinos, prejudicando todo o funcionamento do corpo. Por esta razão, após os dias de excesso, sentimos inchaço (devido à retenção de líquidos), a pele perde o viço, o cansaço vem com tudo e a imunidade cai”, explica Claudia Chang.

Para ajudar no processo de desintoxicação, confira 6 dicas que irão renovar seu organismo:

Hidrate-se mais do que o habitual

Após o carnaval, tomar muita água ao longo do dia se torna regra. Sucos, água de coco e chás (dê preferência ao chá verde, boldo e erva-cidreira) também são recomendados, mas precisam ser naturais. Os industrializados possuem alto teor de sódio, corantes, aromatizantes e outras substâncias que vão sabotar sua desintoxicação.

“Vale lembrar que tomar muita água estimula também o funcionamento dos rins e, consequentemente, a produção de urina, que é por onde o excesso de líquidos, o sódio e as toxinas serão eliminados”, reforça Chang.

Consuma vegetais de folhas verde-escuras

Brócolis, espinafre, chicória e couve, além das verduras amargas, como rúcula e agrião, são fontes de fibras importantes, que ajudam a limpar o organismo, melhoram a digestão e diminuem a absorção de gorduras e toxinas.

Aposte em castanhas, sementes e grãos

Estes proporcionam uma maior ingestão de vitamina E (com ação antioxidante) e ômega-3 (ácido graxo com poder anti-inflamatório). Além disso, eles oferecem minerais como cálcio, cobre, magnésio, manganês e selênio, essenciais para o equilíbrio das reações bioquímicas do organismo. Entre eles, estão amêndoas, castanhas, avelãs, castanha-do-pará, castanha-de-caju, nozes, pistache, semente de chia, trigo, cevada, aveia, centeio, semente de girassol e linhaça.

Invista nas frutas certas

Frutas ricas em água e com baixas calorias, como melancia e melão, devolvem a hidratação perdida. “Já a laranja, o abacaxi e a maçã podem ser eficazes por conter enzimas benéficas à drenagem de impurezas, potencializando a renovação do fígado”, diz Claudia Chang.

Retome sua rotina de sono

Depois de tantos dias de folia, dormindo tarde e com má qualidade de sono, é hora de reajustar seu relógio biológico. “É durante o sono que o corpo trabalha para equilibrar diversas funções do organismo. Uma noite bem dormida regula os processos metabólicos e hormonais do corpo, além de ter função restauradora ao eliminar toxinas e fortalecer o sistema imunológico”, ressalta Chang.

Reforce os cuidados com a pele

O cirurgião plástico Luís Maatz, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), que também atua com procedimentos estéticos não invasivos, sugere redobrar os cuidados com a pele após o carnaval.

Ele reforça que o consumo em excesso de bebidas alcoólicas causa desidratação cutânea e acelera o envelhecimento, já que diminui a oxigenação dos tecidos e aumenta a produção de radicais livres.

“Para metabolizar uma molécula de álcool, o organismo precisa abrir mão de nove moléculas de água. A partir do momento em que não há moléculas de água o suficiente para a hidratação, o corpo começa a retirar da pele, deixando-a desidratada e sem viço”, explica Luís Maatz.

Sendo assim, o médico recomenda alguns procedimentos para reaver a pele saudável. Um deles é a aplicação do ácido hialurônico, uma substância injetável que, além de corrigir rugas já formadas, devolve perdas de volume e contribui para a hidratação da pele.

Outro tratamento indicado são os bioestimuladores de colágeno, substâncias aplicadas na face para estimular a produção de novas fibras de colágeno, proporcionando a reestruturação da pele. “Com a aplicação, a pele retoma a produção das fibras de elastina e do próprio colágeno, responsável pelo equilíbrio e viço da pele”.

Por fim, a drenagem linfática ajuda a eliminar toxinas e líquidos acumulados em excesso nos tecidos corporais. “A massagem estimula o funcionamento do sistema linfático através de movimentos circulares, favorecendo a eliminação de toxinas e metabólitos, aumentando a oxigenação dos tecidos e a absorção de nutrientes por meio do trato digestório”, finaliza Luís Maatz.