PRA MUDAR SEU DIA: Chega ao fim o namoro de Nicole Bahls e Marcelo Viana

Foto: Reprodução/Instagram

ATENÇÃO!

A influenciadora Nicole Bahls, 38, está solteira. O namoro dela com o empresário Marcelo Viana chegou ao fim. A informação foi confirmada pela modelo para a Quem, porém, ela não deu detalhes sobre o motivo da separação.

“Infelizmente, não deu certo. Desejo que ele seja muito feliz”, disse Nicole. O ex-casal estava morando no sítio dela em Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Segundo a colunista Fabíola Reipert, do portal R7, Nicole teria colocado o empresário para fora de casa. Ela teria hospedado várias pessoas em seu sítio no Carnaval e uma delas contou a jornalista que a briga entre o casal foi feia.

A ex-panicat teria visto mensagens picantes de Marcelo com outras mulheres pelo Instagram e decidiu terminar o relacionamento de um ano e meio.

UOL Splash

Recifenses reclamam de altas nos preços dos alimentos; batata e cenoura puxam inflação para cima

Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

A alta nos preços dos alimentos segue apertando o bolso dos recifenses. De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação no Brasil, os produtos que puxaram a alta registrada no grupo Alimentação e Bebidas foram a batata inglesa, que subiu 14,14% em janeiro, e a cenoura, que teve um aumento de 17,55% no preço médio.

Nas imediações do Mercado de São José, localizado na Região Central do Recife, consumidores notaram os aumentos e reclamaram dos preços. A cozinheira Elaine Teixeira, 41, diz que teve que aumentar a quantia de dinheiro destinada à feira. “As comidas continuam muito caras. A cebola ainda não baixou, como diziam que aconteceria; só o tomate que caiu um pouco. Antes eu trazia uma quantia que era suficiente para comprar tudo, mas agora tenho que aumentar esse valor”, conta Elaine, que trabalha em um restaurante.

As queixas da aposentada Joana Maria, 70, são semelhantes. “Eu acho que as coisas estão muito caras. Venho aqui [no Cais de Santa Rita] porque há opções mais baratas, mas tem coisas como batata, cará e inhame que estão caras. Muitas vezes, eu só pego uma entre essas opções”.

Além dos consumidores, comerciantes também reconhecem que alguns produtos apresentaram oscilações nos preços e dizem que esses aumentos têm impactado nas vendas. Eneide Santana, 56, que vende frutas e verduras no Centro do Recife desde os 12 anos, conta que a procura por alguns itens, como a batata, baixou. “Nos centros de distribuição, como no Ceasa, os vendedores dizem que estão chegando poucas quantidades de alguns produtos”, relata a vendedora.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pelo monitoramento da inflação através do IPCA, as altas da batata e da cenoura acontecem por causa da alta incidência de chuvas nas regiões produtoras.

Outros produtos, no entanto, têm apresentado queda nos preços médios por causa da maior oferta, ligada a fatores sazonais. A cebola, por exemplo, que teve alta de mais de 130% acumulada no ano passado, apresentou uma queda de -22,68% em janeiro de 2023.

O vendedor Valmir José, 40, diz que outros fatores, como o aumento nos custos de transporte, afetam diretamente os preços. “A cenoura foi o que mais sentimos a alteração. Isso tem a ver com a questão das chuvas mais ao sul do país. Desde o início da pandemia, os preços estão em um patamar semelhante”, aponta Valmir.

Folha de Pernambuco

Suspeito de estuprar três crianças e uma adolescente é preso na Grande Natal

Foto: Divulgação

Um homem acusado de abusar sexualmente de três crianças e uma adolescente no município de Macaíba teve o mandado de prisão preventiva cumprida pela Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Norte (PCNRN). A prisão foi realizada pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Macaíba, em operação conjunta com a 20ª Delegacia de Polícia (DP de Macaíba), no bairro Dix-Sept Rosado, na Zona Oeste de Natal.

De acordo com a Polícia Civil, o homem, de 37 anos, teve a ordem de prisão decretada pelos crimes de tentativa de estupro de vulnerável e estupro consumado, previstos no Código Penal. Os casos aconteceram entre novembro e dezembro de 2022 e as investigações iniciaram de imediato pela Polícia Civil. O suspeito foi localizado após uma denúncia anônima. As vítimas reconheceram o homem por meio de fotografias e depois fizeram o reconhecimento pessoal na Delegacia. Na manhã desta quinta-feira (24), mais buscas foram realizadas na residência do suspeito, para confiscar aparelhos celulares e uma máquina fotográfica, que serão analisadas pela investigação.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181, e para o número de denúncias do Departamento de Proteção a Grupos Vulneráveis – DPGV. A prisão ocorreu na tarde de quinta-feira (23).

Tribuna do Norte

Fluminense fecha contratação de Marcelo, ex-Real Madrid: “De volta ao lugar onde tudo começou”

Foto: Divulgação / Fluminense

O sonho do Fluminense por Thiago Silva foi mais uma vez adiado, mas outro se realizou: Marcelo voltará ao clube depois de 17 temporadas. Cria de Xerém e ídolo do poderoso Real Madrid, da Espanha, o lateral-esquerdo de 34 anos estava livre no mercado após rescindir com o Olympiacos, da Grécia, e chegará como principal contratação do Tricolor para 2023.

A negociação, que foi divulgada pelo canal “Vilella Viajante Tricolor” no YouTube, vinha sendo mantida em sigilo total dentro do clube, que anunciou a contratação na tarde desta sexta-feira. Marcelo foi revelado pelo Fluminense em 2005 e jogou um ano no time principal: foram 40 partidas disputadas, seis gols e três assistências com a camisa tricolor, antes de ser vendido ao Real Madrid por € 9 milhões de euros (quase R$ 25 milhões na cotação da época).

Marcelo será o oitavo reforço tricolor para 2023. Antes, o clube contratou o também lateral-esquerdo Jorge, o atacante Keno, os meias Lima e Giovanni, o lateral-direito Guga, o zagueiro Vitor Mendes e o goleiro Vitor Eudes. Outro jogador que está próximo do Fluminense é o meia Gabriel Pirani, do Santos, que chegará por empréstimo até o final do ano.

De volta ao lugar onde tudo começou – postou o lateral.

https://twitter.com/MarceloM12/status/1629137256861601799?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1629137256861601799%7Ctwgr%5E45274efe6dd3ae481e97594dfc4c6d05ae4e304a%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fd-1779155720903396913.ampproject.net%2F2302031721000%2Fframe.html

Globo Esporte

Em 91 anos de conquista do voto feminino, conheça nordestina que foi a 1ª mulher a votar no Brasil

Celina Guimarães Vianna foi a primeira mulher a votar no Brasil, no Rio Grande do Norte
Foto: Reprodução

Há 91 anos, as mulheres puderam escolher seus representantes através do voto no Brasil. O direito foi reconhecido por meio do Decreto nº 21.076, do então presidente Getúlio Vargas.

Além do voto feminino, também foi criada a Justiça Eleitoral. Em maio de 1933 foi incorporado o voto feminino para maiores de 18 anos, sem restrição de estado civil, alfabetizadas e somente obrigatório para servidoras públicas.

Em 1946, a Constituinte tornou obrigatório o voto para todos os alfabetizados no país. Apenas em 1988, homens e mulheres analfabetos tiveram o direito a voto garantido.

O Dia da Conquista do Voto Feminino, no dia 24 de fevereiro, no entanto, só passou a ser celebrado a partir de 2015.

A data foi relembrada nesta quinta-feira (23), pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, o ministro Alexandre de Moraes. O Brasil foi “um dos primeiros países do mundo a universalizar o voto, inclusive para todas as mulheres”.

PRIMEIRA MULHER A VOTAR NO BRASIL

Mesmo que o voto feminino tenha sido regulamentado para todo o País em 1932, no dia 25 de novembro de 1927, uma mulher no Nordeste foi a primeira a votar para eleger seu representante.

Celina Guimarães Viana foi uma das eleitoras da cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Celina pode votar devido uma Lei que não haveria distinção de sexo para o direito do voto no estado potiguar.

Segundo pesquisadores, o protagonismo da professora não é um fato isolado, sendo resultado de uma estratégia, articulação política e avanço do movimento feminista da época. Viana já havia atuado inclusive como juíza de futebol entre 1917 e 1919. Não há registro oficial, mas há indícios que ela foi a primeira mulher brasileira a apitar jogos.

PRIMEIRA PREFEITA DE FORTALEZA

A socióloga e professora universitária, Maria Luiza Fontenele, foi a primeira prefeita eleita de Fortaleza. Maria Luiza foi eleita em 1985, a eleição foi marcada pelo período de redemocratização brasileira.

A ex-prefeita derrotou Paes de Andrade e Lúcio Alcântara, e se tornou a primeira prefeita eleita de uma capital.

Diário do Nordeste