A Páscoa está chegando e já tem gente se perguntando como fazer para não deixar a data passar em branco. A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Getúlio Vargas confirma: o chocolate aumentou 12% nos últimos doze meses. Acima da inflação dos alimentos e bem acima do índice geral de 4,5%.
Uma outra pesquisa mostra que o preço do ovo de Páscoa passou de R$ 56, em média, em 2021 para R$ 65 em 2022. Aumento de 14,7%.
O consumidor já percebeu que precisa de criatividade na hora de pensar no presentinho de Páscoa. A substituição dos ovos é uma tendência. Nos dois últimos anos, apenas 10% dos consumidores optaram pelo ovo de chocolate. A cuidadora Érica Santos usa a originalidade na hora de presentear.
“Coloco uma barrinha de chocolate, um brinquedinho, coelhinho da Páscoa, coisa de momento. Eu que faço”, diz Érica.
Por conta do aumento de preço e do menor interesse dos consumidores pelos ovos de chocolate, um supermercado da Zona Norte do Rio desistiu de encomendar o tradicional presente da Páscoa e está investindo em barras e caixas de bombom. O dono do mercado diz que o consumidor está priorizando o básico.
“O pessoal realmente não tá visando muito esses produtos sazonais. Preferem mais o pão de cada dia, o básico, a cesta básica. Arroz, feijão, que acho que é a prioridade. Tem que ser a prioridade, né?”, disse o empresário Bruno Senegetti.
Impactos ambientais e geológicos provocados pela construção do Complexo Portuário de Suape, no litoral sul da Região Metropolitana do Recife, são um dos motivos apontados por especialistas para a frequência de ataques de tubarões na costa pernambucana.
“Os acidentes com tubarões na costa de pernambuco começaram a aumentar de forma descontrolada a partir da construção do porto em Suape, no início dos anos 1980. Houve aterramento de alguns estuários de rios, que serviam tanto para espécies de tubarões desovar quanto para tubarões maiores se alimentar. Esses estuários são berçários naturais para diversas espécies marinhas. Com a construção do porto de Suape, os tubarões perdem uma cozinha e uma maternidade”
Os casos mais recentes foram registrados em menos de 24 horas. Nesta segunda (6), uma adolescente de 15 anos foi mordida no braço esquerdo. No domingo (5), um jovem de 14 anos foi mordido na perna e precisou amputar o membro. Eles se recuperam no Hospital da Restauração, onde passaram por cirurgia.
Ambos foram atacados na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes (PE), onde já foram registrados 16 incidentes com tubarão desde 1992.
“Nas faixas da Região Metropolitana, principalmente na praia de Piedade, que fica no município de Jaboatão dos Guararapes, e em Boa Viagem, em Recife, passam canais perto das águas mais rasas. Esses canais vão de 6 a 8 metros de profundidade. Os animais ficam todos ali. Quando a maré sobe, os animais desses canais se aproximam das águas rasas, ficam próximos da faixa de areia e que acontecem esses acidentes”
Ao longo de 20 anos desde o primeiro acidente, possivelmente a população de tubarões já aumentou por ali.
O banho naquele trecho do mar é proibido desde julho de 2021, quando um turista morreu próximo ao ponto conhecido como “igrejinha”. Ela é a 77ª vítima de tubarões na costa pernambucana desde o início da contabilização, incluindo 10 ocorrências em Fernando de Noronha (PE) — ao todo, 26 pessoas morreram
O professor de biologia lista duas espécies de tubarão predominantes na costa pernambucana, segundo dados de monitoramentos mais atuais: os tubarão-tigre e os cabeça-chata.
“Essas espécies ficam no top 3 das mais agressivas do mundo, junto com o tubarão-branco
Ele confirma que a região conhecida como “igrejinha”, na praia de Jaboatão dos Guararapes, e a praia de Boa Viagem, no Recife, são os locais sob maior risco de ataques. Surfistas também estão temendo os ataques.
‘Falta de educação ambiental’
Embora aponte a construção do porto de Suape como a principal causa para o impacto geológico naquele entorno, o especialista diz que a maioria dos ataques ocorre por culpa da população. Segundo ele, não há respeito às sinalizações nas praias.
Há inclusive registro de banhistas entrando na água poucos minutos após um dos ataques. Bombeiros tiveram de tirar a força um homem que estava no mar.
“Nós somos o litoral que tem mais sinalização contra-ataques de tubarão em todo o mundo onde acontecem esses ataques. Não é por falta de sinalização, de orientação, que as pessoas são mordidas. Longe disso. Hoje em dia a gente pode dizer que 100% dos ataques são provocados por falta de respeito do ser humano. Todo mundo aqui sabe que é proibido. Entra-se por teimosia e ignorância. O animal não é culpado”
Os ataques vão aumentar?
Freire defende que, além das sinalizações, é preciso que os órgãos ambientais voltem a fazer o monitoramento de tubarões nos mares pernambucanos.
“Essa população de tubarão vem aumentando. Faz um tempo que não temos monitoramento. Com certeza, com o número maior desses animais, e a teimosia de alguns banhistas, esses ataques tendem só a aumentar.”
Em parceria com universidades, os monitoramentos sugeridos pelo especialista devem apontar:
– Se as espécies atuais são as mesmas que tínhamos há 20 anos. – Se a população de tubarão de fato aumentou. – Caso tenha aumentado, descobrir quais espécies se instalaram e se são mais agressivas.
“O ambiente está desequilibrado, e esse equilíbrio que provoca a incidência de ataques não voltará ao normal. Os ataques vão aumentar? Vai depender da população. Se a população respeitar, vamos ter ataque zero. Se desrespeitar, sempre vamos ter acidentes”
O ABC está próximo de anunciar mais um reforço para a temporada 2023. Somente detalhes impedem o alvinegro de anunciar o meia Wallace, de 21 anos. Pertencente ao Fluminense, o jogador chega ao Elefante por empréstimo com contrato até o final de 2023.
Gustavo Cartaxo, diretor de futebol do ABC, confirmou que Wallace já se encontra em Natal, e que a contratação já está encaminhada. O meia tem duas partidas disputadas pelo Fluminense, e atuou por empréstimo no CRB em 2022, vestindo a camisa do alvirrubro em 14 oportunidades durante a Série B.
Wallace tem contrato com o Fluminense até 2024, mas segundo o GE, não está nos planos do técnico Fernando Diniz. Polivalente, o atleta pode atuar tanto de meia, quanto de volante.
Busca por reforços
Em fala à TRIBUNA DO NORTE, Cartaxo apontou que o ABC segue buscando peças no mercado devido a limitação do elenco, que conta com poucos atletas para a sequencia da temporada.
Quando questionado em relação a que posições especificas o clube vem procurando no mercado, o dirigente foi sucinto: “as posições são mais do meio pra frente”.
O ABC retorna a campo para a sequencia da temporada nesta terça-feira (7). O alvinegro vai até Maceió, onde enfrenta o CRB pela Copa do Nordeste. A partida terá transmissão na rádio Jovem Pan News Natal.
Léo Stronda, um dos fundadores do grupo musical Bonde da Stronda, anunciou recentemente sua saída do grupo após se tornar evangélico.
Em um vídeo postado nas redes sociais, Léo Stronda contou um pouco sobre o início e a criação da dupla, e explicou que sua decisão foi motivada por uma mudança em sua vida espiritual e que agora prefere seguir um caminho diferente. O artista se emocionou ao revelar que tentou tirar a própria vida após sofrer um acidente onde ficou com 30% do corpo queimado após a explosão de um botijão de gás pois estava com receio de como seria sua vida depois do acidente.
Ele explicou que após se recuperar com quase nenhuma sequela e sair do hospital, ele ficou muito mais introspectivo e “mais perto da presença de Deus”. Léo revelou que após fazer um retiro espiritual, aconteceu algo que impactou e que ouvia uma voz que precisava mudar de maneira radical.
“Eu já não me via com o mesmo cara de antes. Eu me via como uma nova criatura, precisava abandonar o velho homem. Comecei a abandonar meus hábitos e passei a seguir a bíblia o máximo que eu posso. A partir dali eu tive uma mudança radical na minha vida, e eu passei a ouvir e a entender isso” conta Léo.
Apesar de ter feito grande sucesso com o Bonde da Stronda, Léo Stronda explicou que sua decisão foi motivada por sua mudança de valores e crenças. Ele disse que não se sentia mais confortável em continuar com o grupo, cujas músicas muitas vezes abordavam temas como sexo, dinheiro e mulheres. “Fiquei quase um ano remoendo isso de mim, com medo de falar isso com o Diego. Fiquei com medo de falar isso e magoar ele. Recentemente fui falar com ele, e ele super entendeu isso” contou.
A decisão de Léo Stronda de seguir um caminho espiritual diferente pode ter sido uma surpresa para alguns fãs, mas é importante acompanhar a escolha dele. É sempre admirável quando alguém tem coragem de seguir seus princípios e crenças, mesmo que isso signifique deixar para trás algo que foi importante em suas vidas.