UFRN está entre as cinco melhores universidades do Norte e Nordeste, aponta IGC

Foto: Cícero Oliveira

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) segue em crescimento no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado na última terça-feira, 28, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A nova avaliação, referente ao ano de 2021, mantém a UFRN com conceito 4 (o máximo é 5), considerado muito bom, e eleva o IGC contínuo de 3,723 para 3,800. O desempenho coloca a instituição entre as cinco melhores universidades federais do Norte-Nordeste e entre as 20 do Brasil com o maior IGC.

O índice avalia a qualidade das instituições de educação superior, com base nas notas dos cursos de graduação e pós-graduação. Entre os critérios utilizados, estão os conceitos da graduação obtidos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e a avaliação dos cursos de pós-graduação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). De acordo com o procurador institucional da UFRN, Fabiano do Espírito Santo, o resultado positivo da instituição é consequência da Política de Melhoria da Qualidade dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação.

“Essa política tem contribuído para fomentar a cultura da avaliação e do planejamento”, afirma. Ainda no âmbito da graduação, o procurador institucional adiciona que o plano de ação trienal é uma importante ação para a excelência acadêmica, em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRN (PDI). Do mesmo modo, na pós-graduação, há esforços pela melhoria que se refletem nos índices de desempenho.

O pró-reitor de Pós-Graduação da UFRN, Rubens Maribondo, falou sobre o trabalho desenvolvido na UFRN, ao longo de muitos anos, em prol da qualidade dos cursos de pós-graduação, como exemplo ele citou a reestruturação, o planejamento e o acompanhamento estratégicos.

O reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, reforça a importância da Política de Melhoria da Qualidade dos Cursos e a necessidade de continuar trabalhando para o seu fortalecimento. Em relação ao IGC, o gestor agradece o empenho coletivo para o desenvolvimento acadêmico, ao mesmo tempo em que ressalta a importância da avaliação dos indicadores para o planejamento da Universidade.

Agora RN

Padilha diz que recepção a Bolsonaro no aeroporto de Brasília “flopou”

Foto: reprodução/ CNN Brasil

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou, nesta quinta-feira (30), que a recepção ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “flopou” – gíria para fiasco.

“Quem quiser tentar criar o ambiento de conflito que existia no governo anterior vai se dar mal. Vai flopar, como flopou a recepção do ex-presidente, que voltou depois de ter fugido do país”, disse Padilha.

Bolsonaro desembarcou na capital federal na manhã desta quinta após ter passado 89 dias nos Estados Unidos. Na sede do PL, o ex-presidente se reuniu com apoiadores e parlamentares da sigla.

“Quem quer reconstruir o país estava ontem no debate amplo que fizemos na Câmara dos Deputados com os líderes dos partidos de oposição. Esse é o clima que nós estamos construindo no Brasil desde o dia 8 de janeiro, quando estancamos um golpe que estava sendo armado”, acrescentou o ministro.

Padilha ressaltou ainda que o governo “desligou a máquina de fabricação de guerra que havia no terceiro andar do Palácio do Planalto”.

CNN Brasil