O auditor Julio Cesar Vieira Gomes, chefe da Receita Federal no governo Jair Bolsonaro, pediu demissão da carreira. O funcionário público está envolvido no caso das joias de luxo que uma comitiva do governo trouxe ao Brasil.
O pedido de demissão consta em portaria do Diário Oficial da União publicada nesta 2ª feira (10.abr.2023). O documento foi assinado pelo superintendente do Fisco no Rio, Claudiney Cubeiro dos Santos.
A exoneração, nome dado aos funcionários públicos que pedem para sair do cargo, começou a ser contada a partir de 4 de abril.
Segundo o G1, Vieira Gomes atuou, sem sucesso, no final do ano passado para liberar os itens apreendidos pelos fiscais no Aeroporto de Guarulhos, como colar, brincos, relógio e anel da marca Chopard. Os itens são avaliados em mais de R$ 16 milhões.
Na reta final do governo, a gestão Bolsonaro nomeou Vieira Gomes para o recém-criado cargo de adido tributário em Paris. O posto foi extinto quando Fernando Haddad assumiu o Ministério da Fazenda, já no governo Lula.
Após o ataque que deixou quatro crianças mortas em Blumenau, a capital Florianópolis realiza, a partir desta segunda-feira (10), uma operação com a Guarda Municipal nas creches e escolas da rede municipal. A ideia é que os agentes acompanhem a entrada e saída dos alunos. De acordo com a prefeitura, a operação, inicialmente, vai funcionar durante toda a semana.
Pelo menos um guarda municipal ou agente da Secretaria de Segurança e Ordem Pública vai supervisionar a rotina das mais de 120 creches e escolas da capital catarinense.
Da Guarda Municipal, todos foram convocados, inclusive os que atuam na área administrativa e outros órgãos, e todas as escalas foram unificadas para que houvesse o efetivo necessário.
A prefeitura afirmou que a ideia é que os guardas cheguem às unidades de ensino antes da abertura, façam uma vistoria nos ambientes, para verificar se não há ninguém, e acompanhem a entrada dos alunos e fechamento dos portões.
Durante as aulas, o objetivo é que os guardas circulem pelo ambiente e entorno da unidade até que os pais ou responsáveis venham buscar os alunos no fim do turno.
O município afirmou que o processo será repetido à tarde até que a creche ou escola seja fechada. A prefeitura também conta com o apoio da Polícia Militar, que tem aumentado as rondas próximas a unidades de ensino.
Por fim, a prefeitura disse ainda que haverá mais medidas ao longo da semana, no período entre a entrada e saída dos alunos, como orientação da comunidade escolar, diagnóstico da segurança física das instalações e definição de procedimentos em caso de ocorrências.
Outras ações de curto, médio e longo prazo recomendadas pela segurança municipal também devem ser implementadas. Elas são baseadas em inteligência preventiva, melhoria da estrutura física, governança local da segurança e treinamento da comunidade escolar.
Ataque em Blumenau
O ataque ocorreu na creche Cantinho Bom Pastor, que fica na rua dos Caçadores, no bairro Velha. A unidade de ensino particular atende mais de 200 crianças. As vítimas tinham entre 4 e 7 anos de idade.
Segundo a polícia, o assassino pulou o muro da creche e iniciou o ataque com uma machadinha. As vítimas foram atingidas na região da cabeça.
Após a ação, ele se entregou no Batalhão da PM. O suspeito tem passagens na polícia por porte de drogas, lesão e dano, segundo a Polícia Civil.
Na quinta-feira (6), o assassino teve a prisão preventiva decretada pela Justiça. A decisão que o mantém na cadeia por tempo indeterminado ocorreu em audiência de custódia.
Quem são as vítimas
Bernardo Cunha Machado: 5 anos Bernardo Pabst da Cunha: 4 anos Larissa Maia Toldo: 7 anos Enzo Marchesin Barbosa: 4 anos
Gabriel Farias de Oliveira, cantor pernambucano de brega funk, mais conhecido como MC Biel Xcamoso, de 24 anos, morreu em um acidente de carro na madrugada desta segunda-feira (10), na avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.
O carro em que ele estava colidiu com a fachada do condomínio Maria Leopoldina, nas proximidades do castelinho de Boa Viagem. O veículo ficou destruído e partes do carro foram espalhados no entorno no prédio.
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 4h15 e enviou duas viaturas ao local. De acordo com a corporação, a vítima foi encontrada presa às ferragens, sem sinais vitais.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também esteve na área do acidente e confirmou a morte do mc, que estava sozinho no veículo.
Também estiveram no local as Polícias Militar e Civil, o Instituto Médico Legal e a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife.