Novas imagens mostram PMs amarrando pés e mãos de homem já algemado em São Paulo

Foto: Câmera de Monitoramento

Registros de câmeras corporais dos policiais militares e do sistema de segurança de um prédio mostram que Robson Rodrigo Francisco já estava algemado quando foi amarrado com os braços e as pernas para trás, de forma que não conseguisse ficar em pé ou sentado. Os vídeos foram reunidos e divulgados pelo G1 nesta sexta-feira 23.

Na gravação feita por uma testemunha, quando o suspeito foi levado para uma Unidade de Pronto Atendimento, é possível ver Robson no chão, enquanto os policiais estão em pé. Ele foi preso na zona sul da cidade de São Paulo por supostamente furtar duas caixas de chocolate.

Na sequência, o rapaz é arrastado pelo chão por um dos agentes para dentro de uma sala. Depois, Robson é carregado por dois policiais militares, que o seguram pela corda e pela camiseta. Ainda amarrado, ele é colocado no porta-malas de uma viatura.

As imagens das câmeras corporais dos policiais já foram incluídas no inquérito e estão disponíveis para consulta pelos órgãos legais. A Polícia Militar afastou das atividades operacionais os seis agentes envolvidos, e um inquérito foi aberto para apurar as ações.

Na última terça-feira 20, o Tribunal de Justiça de São Paulo aceitou uma denúncia por três crimes contra Robson, tornando-o réu por furto qualificado por concurso de agentes, resistência à prisão e corrupção de menor de idade.

Já os “eventuais excessos” dos policiais ainda estão em apuração, segundo a Secretaria de Segurança Pública.

A Justiça mantém Robson em prisão preventiva desde sua audiência de custódia, em 5 de junho, quando a juíza Gabriela Marques da Silva Bertoli entendeu que não houve tortura ou maus tratos contra o suspeito no momento do flagrante. O TJ informou, na ocasião, que a juíza não teve acesso às imagens que posteriormente se espalharam por redes sociais.

O boletim de ocorrência da prisão do rapaz, porém, já informava que ele havia sido imobilizado com uma corda pelos policiais, além de antecipar que uma testemunha havia gravado um vídeo.

Carta Capital – com informações da Agência Brasil

Objetivo do PL é reeleger Bolsonaro, diz Valdemar Costa Neto

Foto: reprodução/internet/Poder360

O presidente do PL (Partido Liberal), Valdemar Costa Neto, declarou que o objetivo da sigla é reeleger o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A declaração foi dada em peça publicitária do partido, que foi ao ar nesta 5ª feira.

“Todos nós temos objetivos em comum, que é reeleger Bolsonaro e fazer valer os direitos da direita”, afirmou o presidente do partido. Diz ainda que, para que a legenda vença as eleições de 2026, é necessário fortalecer o partido “internamente”.

Na peça, Valdemar defende Bolsonaro a respeito do julgamento do ex-chefe do Executivo no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) –suspenso nesta 5ª (22) pelo ministro Alexandre de Moraes.

“Não acredito que um presidente da República fique inelegível pelo que ele falou”, disse. O político afirmou também que o partido não admitirá injustiça com o “capitão”, em referência a Bolsonaro.

Valdemar declarou ter convicção de que o ex-presidente será o candidato do PL. Desde que perdeu as eleições para Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Bolsonaro vinha dizendo não saber se seria ou não candidato no futuro.

O presidente do PL não especificou para qual cargo Bolsonaro tentaria a reeleição. Além de presidente, o ex-chefe Executivo também foi deputado federal por 27 anos.

JULGAMENTO DE BOLSONARO NO TSE

O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, suspendeu nesta 5ª (22.jun) o julgamento da ação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro em curso na Corte. Moraes anunciou que a análise será retomada na 3ª (27.jun) com a leitura do voto do relator, ministro Benedito Gonçalves.

O processo trata de uma ação apresentada pelo PDT (Partido Democrático Trabalhista) sobre a reunião de Bolsonaro com embaixadores no Palácio da Alvorada, em julho de 2022, em que o então presidente fez críticas às urnas, ao TSE e ao STF.

Na ação julgada, o PDT pediu a inelegibilidade do ex-presidente, a cassação da chapa com o general Braga Netto – o que não poderia acontecer, já que Bolsonaro não foi eleito em 2022 e o julgamento ocorre depois do pleito. Além disso, o partido pede a exclusão de vídeos do conteúdo publicado pela Agência Brasil – o que já foi feito.

Poder 360

TV Guararapes transmitirá festa de São João para todo Nordeste pela Record


É tempo de festa junina e a TV Guararapes/Record TV não vai deixar seu público fora das comemorações que tomam conta de Pernambuco. Os telespectadores da Record na região Nordeste poderão assistir à festa de todo estado, no conforto da sua casa, na noite desta sexta-feira (23).

A TV Guararapes/Record TV será a responsável pela transmissão das festividades para todas as outras nove emissoras da Rede da Record nos nove estados nordestinos. A festança também poderá ser vista por telespectadores de outros lugares do Brasil e do exterior através das redes sociais da TV Guararapes.

O arrasta-pé nas emissoras da Rede da Record começa às 21h45 desta sexta-feira. No comando da atração estarão os apresentadores Meiry Lanunce e Gernand Lopes, que terão a missão de deixar a noite de São João dos nossos telespectadores ainda mais animada.

Além disso, o Jornal Guararapes desta sexta-feira (23) será apresentado, às 18h50, diretamente do Pátio do Forró de Caruaru. Meiry Lanunce vai comandar o telejornal que terá equipes ao vivo no Recife, em Gravatá e em Caruaru mostrando toda a alegria da noite de São João. Vai ser forró e muita animação para ninguém ficar parado.

Já no sábado (24), os telespectadores da TV Guararapes assistirão, a partir das 22h30, à transmissão da festa no Pátio do Forró de Caruaru ao vivo. Além dos apresentadores Meiry Lanunce e Gernand Lopes, nosso time de repórteres estará nos principais polos da festa junina mostrando de perto a alegria do povo pernambucano e dos turistas que vieram aproveitar o maior São João do mundo.

Os repórteres da TV Guararapes e a turma do programa Que Arretado estarão nos pontos de festa do Recife, em Caruaru, e em Serra Negra (Bezerros) mostrando as comemorações do São João. Mais de 100 profissionais estão envolvidos nesse trabalho para levar o melhor do São João até o telespectador da TV Guararapes e das outras emissoras da Rede da Record no Nordeste.