Pesquisa aponta que 8 em cada 10 brasileiros consideram o país racista

Foto: Pixabay

Oito em cada 10 brasileiros consideram o país racista, segundo pesquisa realizada em todas as regiões. Entre os que veem o Brasil dessa forma estão a maioria das mulheres pretas e pardas, homens pretos, moradores de municípios periféricos e pessoas com renda familiar de até um salário mínimo.

Na outra ponta, 11% discordam totalmente. Nesse grupo, 18% são pessoas com 60 anos ou mais; 15% são homens brancos; e 15% são pessoas com alinhamento político à direita.

Vinte e quatro por cento disseram que já sofreram racismo e mais da metade afirmou que já presenciou alguma situação. O estudante universitário João Gabriel de Andrade sofreu um ataque racista de uma colega da escola quando era criança.

Apesar desses números, 85% dos entrevistados não consideram que tenham atitudes racistas.

O coordenador de projetos do Peregum, Instituto de Referência Negra, responsável pela pesquisa, Márcio Black, diz que as pessoas entendem o racismo como o maior gerador de desigualdade, mas não conseguem enxergá-lo no dia a dia.

A maioria acredita que existe diferença na forma como pessoas negras e brancas são tratadas pela polícia e que os negros são mais criminalizados e punidos.

Agência Brasil, com informações da TV Brasil.

‘Vamos jogar um jogo’: suspeitos fazem ‘roleta-russa’ durante assalto à família, no DF

Foto: Pixabay

Uma família de Taguatinga, no Distrito Federal, foi vítima de um assalto dentro de casa, nesta terça-feira (25). Dois criminosos invadiram a residência e fizeram o jogo conhecido como “roleta-russa” contra pai e filha.

– Entenda: roleta-russa é um jogo que consiste em colocar só um projétil na arma, girar o tambor do revólver, e apertar o gatilho, sem saber se a arma vai disparar ou não.

De acordo com a ocorrência registrada na Polícia Civil, o pai de 57 anos estava em casa com a filha de 19 anos quando os dois criminosos invadiram a casa e anunciaram assalto. Segundo o depoimento prestado aos policiais, a segunda filha do homem, que não chegou a ser vista pelos suspeitos, se escondeu em um armário e conseguiu acionar parentes e amigos, que chamaram a polícia.

Durante o assalto, um dos dois criminosos começou a pedir dinheiro para o pai, que negou ter algum valor em casa. Em seguida, o homem disse que eles iriam “jogar um jogo” e deu início à prática da “roleta-russa”.

O suspeito tentou fazer, pelo menos, dois disparos: um contra a filha e outro no chão. No entanto, a arma não atirou.

Em seguida, os quatro foram para outro cômodo do imóvel. Segundo a Polícia Civil, os suspeitos perceberam a aproximação da Polícia Militar e fugiram.

As vítimas contaram que os criminosos levaram alguns pertences, que ainda não foram identificados, e obrigaram elas a fazerem uma transferência via PIX, no valor de R$ 1,2 mil. O caso é investigado pela 12ª Delegacia de Polícia, em Taguatinga Centro.

G1.Globo

SP é cidade de esquerda, diz Valdemar Costa Neto em almoço com Ricardo Nunes e Bolsonaro

Foto: Wikimedia Commons

O presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, disse que “São Paulo é uma cidade de esquerda” durante almoço na capital paulista, na quarta-feira (27), com a presença do prefeito Ricardo Nunes (MDB) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Queria dizer da necessidade que nós precisamos vencer uma situação muito difícil na cidade de São Paulo. São Paulo é uma cidade de esquerda”, disse o ex-deputado federal aos presentes.

“O Bolsonaro ganhou a eleição no estado de São Paulo, mas na capital perdeu. O [governador] Tarcísio [de Freitas] perdeu na capital, o Marcos Pontes, que é nosso senador, teve mais de 10 milhões de votos no primeiro turno, perdeu na capital. Nós precisamos nos unir, fazer de tudo para trazer esses votos do Bolsonaro só para somar”, continuou Valdemar.

“Porque, se nós brincarmos aqui, nós vamos ter o [Guilherme] Boulos [(PSOL)] de prefeito e, na próxima eleição, em 2026, ele candidato a presidente do Brasil com o dinheiro de São Paulo”, completou.

De acordo com relatos feitos à CNN, Valdemar salientou que Bolsonaro queria ter um candidato de seu partido para a disputa municipal, mas que o cenário atual aponta para um apoio a Nunes.

Em discurso, Nunes elogiou Bolsonaro e citou as suas realizações na capital paulista. Pelo apoio do PL, o prefeito não descarta oferecer o posto de candidato a vice-prefeito para o partido.

O PL, contudo, só tomará uma decisão definitiva no final do ano. Isso porque Valdemar já sinalizou que só apoiará o prefeito de maneira oficial se o nome dele se provar viável eleitoralmente.

Uma pesquisa realizada por aliados de Nunes mostrou que, hoje, uma vinculação do prefeito com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, é mais vantajosa no cenário eleitoral do que uma relação com Bolsonaro.

Por isso, um nome de perfil conservador, mas moderado, é considerado o ideal para a chapa municipal. Ainda mais que reforce o apoio do governador à reeleição do prefeito.

Nos bastidores, um nome que vem ganhando força é o da deputada federal Maria Rosas, do Republicanos. A professora tem histórico de trabalho social junto a pessoas com deficiência e em situação de rua.

CNN Brasil