PF cumpre mandado de busca e apreensão contra falso policial federal

Foto: Wikimedia Commons

A Polícia Federal (PF) cumpriu mandado de busca e apreensão expedido pela 2ª Vara Federal de Niterói (RJ), na manhã desta quarta-feira (16/8), em decorrência de investigação que identificou um homem que se passava por policial federal.

O investigado mantinha em seu celular fotos usando uniforme e distintivo da corporação, além de colete tático e arma de fogo. O falso policial utilizava-se, ainda, de fotos tiradas em frente à Superintendência da PF no Rio de Janeiro para embasar sua história. Com o uso indevido dos símbolos da Polícia Federal, o criminoso aproveitou-se de terceiros para subtrair dinheiro e até veículo de uma vítima.

Durante o cumprimento do mandado, os policiais federais apreenderam um celular, algemas, calça tática, coturno, colete tático com símbolo da PF e inscrição “Polícia Federal”, duas camisas com símbolos da PF, coldres, simulacro de arma de fogo, dois rádios comunicadores, além de outros acessórios.

O investigado responderá pelo crime de falsificação do selo ou sinal público cuja pena pode chegar a seis anos de prisão, além de outros que possam surgir no decorrer das investigações.

Metrópoles

Jornalista da Globo é ameaçada por policial com fuzil em comunidade

Foto: Wikimedia Commons

A jornalista Danielle Zampollo passou por momentos de tensão recentemente, enquanto fazia uma reportagem para o programa ‘Profissão Repórter‘, da TV Globo. Danielle visitou à comunidade Prainha, no Guarujá, para apurar informações sobre as 16 mortes registradas na ‘Operação Escudo’, quando ficou sob a mira de um fuzil.

“Eu fui para a comunidade da Prainha para apurar as informações sobre as mortes ocorridas na Operação Escudo. Eu tinha acabado de chegar lá e estava com meu celular, pois havia deixado a câmera no carro. Mas só fui para apurar mesmo e checar informações”, iniciou a jornalista.

“Ao chegar uma viatura, eu me apresento e pergunto o trabalho que eles foram realizar no local, mas o policial não me respondeu. Para não perder tempo, eu levantei o celular e comecei a registrar a entrada dos agentes na comunidade. De novo, eu me apresentei como jornalista, mas o policial começou a apontar o fuzil”, completou.

Na sequência, Danielle afirma que não teve dúvidas de que estava na mira, ao se dar conta de que não havia outra pessoa no local, além dela e do policial: “Como ele manteve a arma apontada pra mim, eu estranhei e achei que estivesse acontecendo alguma coisa. Eu olhei para trás e não tinha ninguém. Só tinha eu, numa viela estreita. Daí eu vi que o negócio era mesmo comigo. Ele ficou 17 segundos, sem parar, apontando o fuzil para mim”.

Chocada com a ação do agente, a jornalista relata que agiu rapidamente na tentativa de conseguir sair daquela situação: “Com isso, eu decidi me proteger e pedi a um senhor para ficar na frente da casa dele para sair da mira do policial”.

Por fim, Danielle diz que o clima no local ficou ainda pior, já que o agente da polícia teve mais uma atitude surpreendente: “Daí, esse mesmo policial que estava apontando a arma para mim, decidiu me filmar. Ele pegou o celular dele e fez um vídeo”.

“Esse vídeo, inclusive, acabou viralizando nas redes sociais com a acusação de que eu estaria ali de tocaia para flagrar alguma irregularidade da polícia”, concluiu a repórter.

A reportagem entrou em contato com a polícia militar para falar sobre o caso, mas ainda não obteve resposta.

IstoÉ

Cursos gratuitos de idiomas do governo de Pernambuco têm 3,5 mil vagas; saiba como se inscrever

Foto: PxHere

Estão abertas as inscrições para cursos de idiomas gratuitos oferecidos pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco. Ao todo, há 3,5 mil vagas em todas as regiões do estado, que são divididas entre os cursos de alemão, espanhol, francês e inglês.

É possível se inscrever até sexta (18), mas há prazos específicos para cada público-alvo. Para fazer a inscrição, é necessário ir à secretaria de uma escola que tenha a unidade do Núcleo de Estudos de Línguas (NEL). A lista das escolas está disponível na internet.

Na inscrição, o candidato deve apresentar uma foto 3×4 e os seguintes documentos obrigatórios:

– RG e CPF (caso o candidato seja menor de idade, acrescentar documentação do responsável);
– Declaração da escola/instituição onde estuda (se for estudante);
– Comprovante de residência.

Para se inscrever, é necessário ter mais de 18 anos e ficar atento ao cronograma, pois as vagas são preenchidas de acordo com o perfil do candidato na seguinte ordem de prioridade:

– Estudantes da rede pública estadual: inscrição encerrada na terça (15);
– Estudantes de escolas municipais: quarta-feira (16);
– Estudantes do ensino superior público: quarta-feira (16);
– Comunidade em geral: quinta-feira (17).

“Quanto mais valor agregado, mais valor profissional você tem no mercado. Então, a importância de se adquirir um idioma, uma língua adicional, faz realmente uma diferença”, disse a superintendente do NEL, Rosejara Ramos, à TV Globo.

A matrícula para vagas remanescentes e retardatários acontece na sexta (18). Os cursos ofertados pelo NEL têm aulas presenciais, que começam nos dias 28 e 29 de agosto. Eles têm carga horária de 280 horas, distribuídas em dois anos, o que corresponde a 70 horas de aulas a cada semestre.

Para solucionar dúvidas e obter outras informações, foi disponibilizado o telefone (81) 3183-9021.

G1.Globo