Potiguar José Neto Barbosa concorre a Melhor Ator em Hollywood, nos EUA

Premiação LA WebFest 2025 ocorrerá em Los Angeles, em maio

Foto: Reprodução

O ator José Neto Barbosa segue traçando uma carreira de destaque por seu trabalho no audiovisual. Dessa vez, o artista, que já carrega um forte legado no teatro brasileiro, foi indicado como Melhor Ator no LA WebFest 2025 pela Série “Dissonância”. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 02 de maio, no Barnsdall Gallery Theatre em Hollywood. Os atores indicados são dos Estados Unidos, Canadá, Índia, Austrália e Brasil. No final de 2024, José Neto conquistou concorreu e ganhou na mesma categoria no Rio WebFest 2024, por sua atuação na mesma série.

Com a indicação internacional, José Neto Barbosa reafirma a força da produção audiovisual potiguar no cenário mundial. “O audiovisual brasileiro vive um momento de efervescência, principalmente agora, após o filme Ainda Estou Aqui ter merecidamente vencido o Oscar. E estamos concorrendo lá, na mesma cidade, por exemplo, em Los Angeles. Isso é muito significativo. Então, acho que olhar para o audiovisual brasileiro tem mudado bastante. Estamos cruzando as fronteiras, atravessando outras línguas com essa série tão importante sobre saúde mental”, destaca o ator.

No LA WebFest 2025, a série “Dissonância” concorre em 7 categorias, entre elas: Best Drama (Melhor Drama), Best Series Off All Genres (Melhor Série de Todos os Gêneros), Best Music (Melhor Música), Best Editing (Melhor Edição), Best Screen Play (Melhor Roteiro) e Best Production Design (Melhor Direção de Arte).

“Essas indicações nos deixam extremamente felizes pois contribui para o reconhecimento e valorização dos nossos talentos, da equipe e elenco que trabalhou nesta websérie. Mostra o nosso potencial sendo reconhecido por profissionais de outros países, que falam outras línguas e ainda assim se sensibilizaram com o nosso trabalho”, pontua a realizadora da obra, Thalita Vaz.

“Dissonância”, disponível no YouTube em três episódios, acompanha a história de Dário, um jovem pianista diagnosticado com esquizofrenia. A trama busca educar e conscientizar sobre transtornos mentais e sofrimento psíquico. A produção potiguar tem roteiro de Fernando Suassuna, direção de Rogério Ferraz e foi realizada por Thalita Vaz. A obra contou com a participação de usuários, familiares e profissionais de serviços da Rede de Atenção Psicossocial de Natal.

Recentemente, no Rio WebFest 2024, além do reconhecimento pela atuação, a série da produtora Com Arte Cultural também se destacou ao disputar as categorias Melhor Série Brasileira e Melhor Série de Diversidade pelo Júri Oficial. No voto popular, concorreu ainda como Melhor Série/Vídeo e Personalidade, também representada pelo ator.

Licitação do transporte público de Natal segue parada e aguarda análise do TCE


A licitação do transporte público de Natal continua travada e aguarda a análise do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O edital, que era esperado desde o ano passado, ainda não foi lançado, mantendo a incerteza sobre as melhorias prometidas para o sistema de transporte da capital potiguar.

A população de Natal enfrenta problemas no transporte há décadas, com constantes reclamações sobre a qualidade dos serviços prestados. A expectativa pela modernização do sistema esbarra, no entanto, na burocracia e na necessidade de aprovação do edital pelo TCE.

Reunião com o Tribunal de Contas

Em janeiro, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) se reuniu com representantes do TCE para discutir ajustes no edital. Segundo a secretária da STTU, Jódia Melo, o processo é complexo e está sendo conduzido em diversas etapas. “A licitação do nosso transporte é um processo robusto. Já avançamos em algumas etapas e agora aguardamos a análise do TCE”, afirmou.

A última atualização pública sobre o edital ocorreu em julho do ano passado, durante uma audiência na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Na ocasião, a STTU informou que cerca de 1.800 sugestões da população foram recebidas e incorporadas ao documento. No entanto, desde então, o processo avançou pouco.

A Prefeitura de Natal aguarda que o TCE finalize a análise ainda neste mês, mas não há um prazo oficial para a liberação do edital.

Promessas de Modernização

Entre as promessas da licitação estão a modernização da frota de ônibus, com a inclusão de veículos equipados com ar-condicionado, Wi-Fi e GPS. No entanto, muitos usuários do transporte ainda têm dúvidas se essas melhorias de fato serão implementadas.

Apesar da desconfiança da população, a secretária Jódia Melo garante que os ônibus serão substituídos de forma progressiva. “O objetivo é garantir um transporte eficiente, com mais conforto e mobilidade para a população. É tudo que os natalenses sonham: um sistema de transporte que realmente possa garantir o ir e vir das pessoas com qualidade, deixando a mobilidade urbana da cidade no patamar desejado há muito tempo”, afirmou.

Enquanto a licitação segue sem avanço, a população de Natal continua enfrentando dificuldades com o transporte público e aguarda por soluções concretas.

Taxista morre dentro do carro após árvore cair com chuva no centro de SP

Um taxista morreu após uma árvore cair em cima do veículo em que estava na rua Senador Queiroz, no bairro da Sé, centro de São Paulo, durante as fortes chuvas que atingiram a capital paulista na tarde desta quarta-feira (12/3). Durante o temporal, uma árvore caiu em cima do táxi que ele diria na Avenida Senador Queirós, no centro da capital paulista.

A chuva causou outros diversos estragos em todas as regiões da cidade. O teto de um restaurante desabou na rua Artur de Azevedo, no bairro de Pinheiros, na zona oeste.

Uma árvore centenária caiu no Largo do Arouche. O Chichá, representante da Mata Atlântica, fazia parte da paisagem do bairro há dois séculos e era admirado pelos moradores da região, que lutavam por sua preservação.

O exemplar era considerado uma das árvores mais antigas da cidade e caiu sobre um veículo. Não há informações de feridos até o momento. Nas redes sociais, moradores do bairro lamentaram a queda.

De acordo com a Defesa Civil, as rajadas de vento chegaram a 65km/h no Campo de Marte. O órgão informou ainda que 158 chamados para quedas de árvores foram registradas em toda a capital nesta quarta.

Vídeos postados nas redes sociais mostram o pedaço da fachada de um prédio na Avenida Rebouças, na zona oeste, voando durante a tempestade.

Um morador da Santa Cecília, na região central, também registrou objetos do apartamento voando pela sacada.

Durante quase duas horas, a cidade ficou em estado de atenção para alagamentos. Mais de 156 mil imóveis ficaram sem energia.

Fonte: Metrópoles

“Sou feminista e me orgulho de ser mulher”, diz primeira presidente do Superior Tribunal Militar

“SONHOS NÃO ENVELHECEM” — O Superior Tribunal militar teve uma cerimônia de posse histórica nesta quarta-feira (12). Pela primeira vez em mais de 200 anos de existência, a Corte militar será presidida por uma mulher. A ministra Maria Elizabeth Rocha, que já integra o tribunal desde 2007, assumiu o comando e defendeu a paridade de gênero.

“Sou feminista e me orgulho de ser mulher. Peço licença poética a Milton Nascimento e a Lô Borges para dizer: ‘Porque se chamavam mulheres, também se chamavam sonhos, e sonhos não envelhecem.’ E nós, mulheres, temos um sonho: o sonho da igualdade. A Carta de 1988 nos emancipou, graças a um reduzido e diminuto grupo de parlamentares eleitas para o Congresso Nacional em 1986, que colaboraram para que as garantias femininas fossem fundamentalizadas. Resta-nos agora ressignificar nosso papel nas estruturas societárias”, afirmou a advogada e doutora em Direito Constitucional.

Fonte: Globo News

Trabalhador apoia escada em fiação, é atropelado e cai em Votorantim – SP


Câmeras de segurança registraram o momento em que um homem caiu de uma escada enquanto trabalhava em uma fiação, após ser atropelado por um carro nesta terça-feira (11), em Votorantim, no interior de São Paulo.

O vídeo mostra o veículo se aproximando da vítima, que estava de costas e não percebeu o veículo. O trabalhador, que era prestador de serviço terceirizado para uma empresa de telefonia, sofreu a queda após o atropelamento e fraturou um osso do joelho.

Não havia sinalização no local indicando qualquer intervenção na via. O motorista do carro ofereceu ajuda e permaneceu no local até a chegada do socorro, quando a vítima foi levada ao hospital.

Fonte: Jovem Pan News

A ciência mostra como seremos daqui a 1000 anos

No futuro, a nossa cabeça será maior, mas os nossos cérebros serão mais pequenos e esta é a razão para isso.

“E Se” é uma minissérie documental que leva você em uma jornada épica de mundos e possibilidades hipotéticas. Ficou curioso? Confira no vídeo as razões!

Fonte: E se – What If Português

RN lidera gastos com funcionalismo público no Brasil, aponta Tesouro Nacional


O Rio Grande do Norte foi o estado brasileiro que mais gastou com funcionalismo público em 2023, de acordo com um relatório divulgado pelo Tesouro Nacional na última sexta-feira. O estado comprometeu 67% da receita corrente líquida com despesas de pessoal, ultrapassando o limite máximo previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que é de 60%.

Além do RN, outros 11 estados superaram o chamado “limite de alerta” da LRF. No entanto, o cenário potiguar é o mais crítico, especialmente no Poder Executivo estadual, onde não houve a redução modificada por lei nos últimos anos.

Ministério Público de Contas acompanha a situação

O Ministério Público de Contas (MPC/RN) monitora os gastos do estado e já tomou medidas para conter o avanço das despesas. O procurador-geral do Órgão, Luciano Ramos, destacou que o acompanhamento é contínuo.

“O Ministério Público de Contas acompanha todas as publicações dos relatórios de gestão fiscal. Segundo o último relatório, o índice está em 57%”, afirmou Ramos.

Em 2023, o MPC/RN ingressou com uma representação solicitando uma medida cautelar ao Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN), que determinou que o governo estadual não ampliasse as despesas com pessoal.

Consequências para o estado

O descumprimento da LRF pode acarretar uma série de restrições para o estado. Segundo o advogado tributarista Filipe Rocha, o governo fica impedido de realizar novas licitações e tem dificuldades para obter crédito.

“A administração não poderá contratar ou presumir pessoal, salvo em casos especiais, como reposição de servidores na saúde, educação e segurança, devido a aposentadoria ou falecimento. Também há restrições na concessão de reajustes salariais e pagamento de horas extras”, explicou Rocha.

Além disso, o comprometimento excessivo com a folha de pagamento pode impactar diretamente a capacidade do estado de investimento em áreas essenciais, como saúde, educação e infraestrutura.

Governo admite gastos acima do limite, mas prevê redução

O governo do Rio Grande do Norte reconhece que os gastos com pessoal ultrapassaram o limite legal, mas ressalta que a situação não é recente. Em nota, o Executivo estadual afirmou que vem adotando medidas desde 2023 para reduzir as despesas e prevê uma melhoria gradual nos índices.

Com a retomada da alíquota do ICMS para 20% em abril de 2025, o governo estima que o comprometimento de pessoal cairá para menos de 49% até 2030, próximo a se enquadrar nos limites da LRF.