O presidente Lula afirmou que países, como Brasil e Chile, precisam de instituições fortes e perenes que atuem na defesa da democracia.
O petista deu a declaração após participar de reunião no Palácio do Planalto com o presidente do Chile, Gabriel Boric, que, assim como Lula, é de esquerda. Para Lula, os regimes democráticos podem correr riscos se forem presididos por políticos de extrema-direita.
Na sequência, o presidente comentou a guinada na geopolítica norte-americana com a saída do democrata Joe Biden e a entrada do republicano Donald Trump na Casa Branca, que tem promovido um “tarifaço” sobre produtos importados pelos Estados Unidos – a medida tem afetado vários países.
Uma ocorrência que começou como denúncia de suspeita de arma terminou com uma cena chocante e revoltante nesse domingo (20), na Colônia Agrícola 26 de Setembro. Durante patrulhamento, policiais militares foram chamados ao local por conta de um homem que estaria armado em um bar. Mas, ao chegarem ao endereço, encontraram algo ainda mais grave: duas crianças, de aproximadamente três e um ano, completamente sozinhas dentro de um carro destrancado, com os vidros abertos.
As equipes do GTOP 35, do 15º Batalhão, ficaram cerca de 20 minutos no local, aguardando algum responsável. Ninguém apareceu. A situação de risco e abandono levou os militares a entrarem no bar, onde um evento com som automotivo acontecia. Em meio à multidão e ao volume alto, um homem se identificou como pai das crianças. Alegou que havia se ausentado por poucos minutos para comprar bebida, mas a versão foi desmentida pelo tempo que os policiais já o aguardavam.
O homem, que usa tornozeleira eletrônica por conta de um processo de violência doméstica contra a atual companheira, foi preso por abandono de incapaz. O crime, previsto no Código Penal, considera gravíssimo deixar menores sem supervisão em condições de vulnerabilidade. O caso foi registrado na 8ª Delegacia de Polícia e as crianças foram entregues à mãe, que compareceu ao local.
O comandante e empresário Flavius Neves, de 65 anos, morreu na manhã desta segunda-feira (21) após a queda do girocóptero que pilotava na Praia de Areias Alvas, entre os municípios de Tibau e Grossos, na Costa Branca potiguar.
A bordo da aeronave também estava Geraldo Francisco da Silva, de 42 anos, que também não resistiu aos ferimentos.
Natural de Olho d’Água, na Paraíba, Flavius fazia uma transmissão ao vivo nas redes sociais momentos antes da queda, mostrando o voo e interagindo com seguidores. O girocóptero caiu em uma faixa de areia, e as causas do acidente ainda serão investigadas pelas autoridades competentes.
Um registro viral e descontraído feito pela massoterapeuta Iran Santiago mostrou a maneira da mãe dela regar as plantas, transformando um dia comum em um momento de diversão. “Ela tem um borrifador e está quebrado, mas suas plantas sempre tiveram cuidados especiais”, comentou Iran na publicação em seu perfil no Instagram.
O vídeo, que ganhou popularidade nas redes sociais, teve diversas interações dos internautas: “Podem até criticar os métodos dela, mas você não pode negar que as plantas estão lindas e bem cuidadas”, disse uma pessoa.
A 8ª Edição da Maratona Internacional do Natal 2025 já está com tudo pronto. E para deixar o maior evento geográfico do RN ainda mais atrativo, o trajeto vem com muita inovação.
Dessa vez a Maratona terá um percurso pela orla da capital potiguar, saindo da Praia do Forte, percorrendo toda a via costeira. Os guerreiros da prova dos 42km ainda vão pela av. engenheiro Roberto Freire, se estendendo até a altura da cidade de Parnamirim, pela BR 101. Depois retornam para concluírem a prova na praia do Forte. O turista que vem à cidade para participar, terá uma cenário lindo, o que vai aliviar o percurso mais desafiador do Brasil.
Para o diretor técnico da maratona, Fabiano Faria, “o novo trajeto trará um conforto aos corredores, que terão o mar como paisagem, além de impactar muito menos a mobilidade urbana da cidade durante a prova”.
Além da prova mãe (42km), o evento dará oportunidade para quem está começando e para quem quer se desafiar em outras distâncias com as provas de 5km, 10km e 21km. os primeiros colocados das provas, feminino e masculino, vão ter premiação em dinheiro. Nos 5k vão ser premiados do 1º ao 3º lugares, bem como os 3 primeiros dos 10k e 21k. Já na categoria 42k, terão premiação os 5 primeiros melhores atletas. Os valores variam de R$ 300,00 a R$ 2.500,00.
Para o evento, está sendo preparada uma área com toda estrutura para os atletas, bem como para todas as pessoas que quiseram assistir ao espetáculo que é uma prova de atletismo, onde o desafio em concluir 42km se torna atração principal. Na área do evento todos vão poder contar com estacionamento gratuito, bandas e muitas atrações de Natal e de outros estados. “ A maratona é um evento que impacta diretamente a economia de Natal, fortalecendo o turismo e a nossa cultura”, diz Liz Britto, diretora técnica da maratona.
A Maratona Internacional do Natal é uma prova oficial e homologada pela Confederação Brasileira de Atletismo, isso significa que o atleta pode adquirir índice para ranking brasileiro de atletismo. As regras de participação das provas que compõem o evento MARATONA INTERNACIONAL DO NATAL – 2025 seguem o Regulamento Geral de Provas de Rua da CBAT e regra 240 da IAAF ( Associação Internacional das federações de atletismo)