
Durante a reunião da bancada federal potiguar para definir emendas ao orçamento geral da união em 2023, a reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Cicília Maia, defendeu que a educação esteja entre as prioridades na destinação das emendas e reforçou a importância das universidades enquanto equipamentos estratégicos para mitigar os efeitos da pandemia e contribuir para o desenvolvimento econômico e social.
“As universidades desempenham um papel determinante para o fim da pandemia. A humanidade foi testemunha da importância da ciência para a preservação da vida. E é por isso que precisamos valorizar cada vez mais a educação. Os efeitos da pandemia ainda não se apresentaram em sua totalidade e, somente através da educação, da ciência, poderemos mitigar os danos causados”, afirmou a reitora Cicília Maia.
Ainda na fala dela aos deputados, deputadas, senadores e senadora, a reitora apresentou o alcance da Uern, presente em todas as regiões do Estado, através de seis campi, localizados em Natal, Mossoró, Assú, Pau dos Ferros, Patu e Caicó.
Ela apresentou como pleitos da Universidade o compromisso dos parlamentares com a defesa da manutenção dos empenhos dos convênios, já firmados por meio da emenda de bancada de 2019, e a destinação de recursos para aquisição de equipamentos de informática e de climatização dos ambientes para os seis campi.
“Solicitamos o apoio dos deputados e senadores do RN junto ao FNDE e STN no acompanhamento para superar os entraves na tramitação de nossos processos, que tiveram início ainda em 2019, além da manutenção dos empenhos para aprovação dos projetos e posterior execução pela FUERN. Investir na Uern é investir na melhoria de vida das pessoas, pois é um investimento que retorna à sociedade, mostrando que esta é uma iniciativa que dá frutos”, afirmou a reitora.
Estiveram presentes à reunião na última sexta-feira (4), no Centro de Convenções de Natal, o deputado Benes Leocádio, coordenador da bancada federal, a deputada Natália Bonavides, o deputado Beto Rosado, a senadora Zenaide Maia e o deputado Styvenson Valentim. Os demais deputados, assim como o senador Jean Prates, enviaram representantes.
Além da reitora da UERN, participaram do encontro as reitoras e reitores das outras quatro instituições públicas de ensino superior do Rio Grande do Norte: Ludmila Oliveira, da Ufersa; Daniel Diniz, da UFRN, e José Arnóbio, do IFRN, que também apresentaram solicitações à bancada federal e reforçaram a fala da reitora Cicília Maia no sentido da valorização da ciência e da educação.
FONTE: TRIBUNA DO NORTE