Ops… – “O maior pesadelo para qualquer museu”. Foi assim que a diretora do museu Palazzo Maffei em Verona, na Itália, descreveu o incidente em que um visitante quebrou uma cadeira em exposição na tentativa de tirar uma foto.
O caso foi divulgado na quinta-feira (12) no perfil do museu. A câmera de segurança do local flagrou o momento em que o homem se senta na cadeira enquanto posa para uma foto que seria feita pela mulher que o acompanhava.
A obra do artista Nicola Bolla é uma referência ao quadro A Cadeira de Van Gogh com Cachimbo. Coberta com cristais Swarovski, a cadeira exposta no museu italiano é extremamente frágil, o que a fez se desmontar com o toque do visitante.
O museu considerou a atitude como “um comportamento superficial e desrespeitoso” e disse que os visitantes ignoraram “todas as regras de respeito à arte e ao patrimônio cultural”.

“Eles esperaram que a equipe saísse da sala para uma foto impactante e, então, lá se foram, indiferentes ao que havia acontecido”, relatou a diretora do Palazzo Maffei, Vanessa Carlon. “Seria ridículo se, infelizmente, não tivesse acontecido de verdade”.
O Palazzo Maffei disse que, apesar da situação, conseguiu restaurar a obra. O espaço afirmou ainda que esperar que o episódio ajude a conscientizar o público sobre o valor da arte e o respeito que ela merece.
Fonte: G1.Globo