
Após concurso realizado em 2020 pela prefeitura de Monte Alegre para professores na área de pedagogia, língua portuguesa, ciências, inglês, entre outras disciplinas, os candidatos aprovados ainda aguardam a convocação para exercício da profissão. De acordo com uma fonte, que prefere não ser identificada, são dois anos de espera e de tentativas mal sucedidas em busca de respostas.
“Nós estamos tentando construir um diálogo com a gestão do município, porém não temos obtido sucesso. A gente tenta ligar para a prefeitura e para a secretaria de educação de Monte Alegre, mas ninguém atende. São diversas tentativas, inclusive via redes sociais, mas todas dão errado”, afirmou a testemunha.
Os professores aprovados no concurso estão realizando mobilizações para sensibilizar a gestão municipal e conseguir uma reunião para entender como está ocorrendo o processo de convocação no município. Por conta do atraso na convocação, os professores não vão poder participar da Jornada Pedagógica de Monte Alegre em 2023.
A Jornada Pedagógica na rede municipal de ensino configura-se como um momento de preparação para o início das aulas para o ano letivo. Além de diversas ações, também acontece o planejamento de atividades a serem desenvolvidas nas escolas.
Para a testemunha, a sensação é de angústia diante tal situação. “Nos sentimos afetados negativamente e ficamos muito tristes pelo descaso do município diante dos nossos anseios. A sensação é de desvalorização da nossa profissão, mas não deveria ser assim. Nós professores temos uma importância muito grande e queremos construir uma educação melhor para os alunos de Monte Alegre”, completou.