Economia brasileira fica entre as líderes de crescimento no 1º tri

DIVULGAÇÃO/AUSTIN RATING

O salto de 1,9% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro no primeiro trimestre de 2023 foi uma surpresa para a maior parte do mercado, pois as previsões giravam em torno dos 1,2%. Além disso, o indicador também colocou o Brasil no topo do mundo. Entre as economias de 49 países, a nacional foi a quarta que mais cresceu nesse período, . Os dados foram compilados pela agência classificadora de risco Austin Rating.

As três primeiras posições foram ocupadas por: Hong Kong (5,3%), Polônia (3,8%) e China (2,2%). Assim, o Brasil ficou à frente de outros países desenvolvidos, como Portugal (6º lugar, com 1,6%), Estados Unidos (9º, com 1,3%) e Canadá (15º, com 0,8%).

Por outro lado, vale lembrar que, como a nossa economia produz menos em termos absolutos, é “mais fácil” o Brasil ter uma aceleração maior. Isso porque a base de cálculo seria menor que a dos EUA, por exemplo, segundo economistas.

Luiz Alberto Melchert, economista e doutor em História Econômica pela USP (Universidade de São Paulo), afirma que “mesmo que combalida [enfraquecida], a economia do Brasil é grande demais para que essa regra se aplique plenamente”.

“O que acontece é que, depois de uma série de maus resultados, o denominador fica menor, daí os índices de crescimento podem parecer surpreendentes”, disse ao R7.

Bom desempenho não surpreende especialista

Para Melchert, o PIB brasileiro deste início de ano não surpreende: “Tudo indicava para o início de um ciclo virtuoso para os próximos anos”.

No entanto, ele acredita que o bom momento atual não se manterá. Isso por causa da taxa de juros, atualmente fixada em 13,75% ao ano, “Na verdade, esse ciclo, em parte oriundo da baixa taxa de juros anterior, pode ser anulado pela altíssima taxa de juros”, declarou.

R7

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *