
O jogador profissional de FIFA 23 Miguel “SpiderKong” denunciou nesta quarta-feira um time no modo Ultimate Team que possui ofensa racista contra Vinícius Jr. A equipe tinha um escudo do Valencia, da Espanha, com “Monicius Jr” como nome do clube. Assim que viu o título da equipe adversária, o gaúcho protocolou uma denúncia à EA Sports, que foi respondida poucas horas depois sem enxergar a ação como “violação das regras”.
SpiderKong, que joga profissionalmente pela Tuzzy Esports, estava disputando uma partida do FUT Champions, dentro do modo Ultimate Team nesta quarta-feira. Assim que apareceu o nome do clube rival, ele notou a ofensa racista em espanhol a Vini Jr.
O clube em questão fazia referência a macaco em espanhol (mono) misturado com o nome do craque do Real Madrid. Além da ofensa de cunho racista, o jogador de nickname de Rafaeo 10 (na plataforma PC ou Xbox) ainda usou o escudo do Valencia, clube que protagonizou o caso mais recente de preconceito contra o jogador da Seleção.
Ainda durante a live, SpiderKong denunciou o rival por infringir regas da EA Sports. Pouco depois, recebeu um retorno da desenvolvedora canadense informando que o caso foi analisado e nenhuma atitude será tomada quanto a isso.
— Simplesmente ontem joguei contra esse imbecil com o símbolo do valencia e o nome do time “monicius jr”. Obviamente denunciei mas pelo visto a grande EA Sports acha que não tem nada errado — publicou o jogador profissional

Procurada pela reportagem do ge, a EA Sports informou que está em curso uma investigação mais profunda sobre o caso relatado por SpiderKong.
— No momento, estamos investigando essa situação mais a fundo — diz o comunicado da EA Sports ao ge.
Racismo em Valencia 1 x 0 Real Madrid
Vinicius Junior foi vítima de mais uma manifestação racista na disputa de uma partida do Campeonato Espanhol no último domingo, diante do Valencia, no Estádio Mestalla. O brasileiro acusou parte dos torcedores anfitriões de chamá-lo de “macaco” aos 24 minutos do segundo tempo, quando o time da casa vencia o Real Madrid por 1 a 0.
Após permanecer parado por alguns minutos, depois da denúncia de Vinicius, o jogo foi retomado pelo árbitro Ricardo de Burgos. Na reta final do confronto, o atacante brasileiro acabou expulso depois de uma discussão com o goleiro Mamardashvili – que virou uma confusão generalizada, na qual Vini chegou a levar um mata-leão de Hugo Duro, e reagiu com o braço direito, que atingiu o atleta do Valencia.
GE.Globo