
Diferentemente do que havia divulgado o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontando que cerca de 56 mil potiguares tiveram algum bem roubado mediante grave ameaça ou violência em 2021, a Secretaria Estadual da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) fala em 21 mil casos no ano passado e diz que o número de roubos caíram 17,4% em 2022.
De acordo com dados da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine), da Sesed, entre 1º de janeiro e 20 de dezembro deste ano, foram 17.757 registros de roubo no RN. Em 2021, considerando o mesmo período, haviam sido sido 21.487 casos. Além disso, a Sesed aponta que todos os meses de 2022 apresentaram queda nos índices de roubo no estado, conforme tabela abaixo.

Para o secretário da Sesed, coronel Francisco Araújo Silva, a redução é fruto de uma série de decisões estratégicas e de gestão implementadas pelas forças de segurança do estado.
“A redução dos crimes de roubo no Rio Grande do Norte é fruto de um planejamento estratégico que envolve a integração das forças policiais, seja ela na esfera investigativa e/ou ostensiva, melhor emprego dos efetivos nas localidades mais críticas, melhor utilização do setor de inteligência como medida de prevenção e combate das organizações criminosas, mais investimento em alta tecnologia e melhores equipamentos/ armamentos, além, é claro, do comprometimento dos policiais em melhor servir a sociedade“, diz o titular da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social.
Os números informados pela Sesed representam menos da metade do que indicou o IBGE, em um estudo inédito realizado junto com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), e em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Segundo o órgão, 56 mil potiguares tiveram algum bem roubado mediante grave ameaça ou violência em 2021, o que representa 1,97% da população com mais de 15 anos no estado.
A Agência SAIBA MAIS questionou a Sesed sobre essa discrepância entre os dados, mas a secretaria disse que não comenta a pesquisa do IBGE. Da mesma forma, esta reportagem procurou o IBGE para entender os parâmetros utilizados em sua pesquisa, mas ainda não obteve retorno.
Araújo confirmado no próximo governo
O coronel Araújo, titular da Sesed, foi um dos nomes anunciados pela governadora Fátima Bezerra (PT), na última quarta-feira (21), que irão permanecer em seu secretariado. Além dele, o coronel Francisco Alarico (comandante geral da PM) e a delegada Ana Cláudia (delegada geral de Polícia Civil) completam o trio da segurança pública no RN.
FONTE: SAIBAMAIS JORNALISMO