Lula diz que, se Trump estiver “trucando”, está pronto para “pedir 6”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez, nesta quinta-feira (24/7), uma analogia ao comércio entre Brasil e os Estados Unidos com o jogo de truco, afirmando que está pronto para dobrar a aposta contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A declaração do petista acontece um dia depois que o Brasil criticou, na Organização Mundial do Comércio (OMC), as tarifas anunciadas pelos EUA no começo do mês.

“Ele [Trump] não quis conversar. Então, o que acontece? Ele nos deu até o dia 1º; se a gente não der a resposta até o dia 1º, ele vai taxar o nosso comércio em 50%. Quero contar uma coisa para vocês: eu não sou mineiro, mas eu sou bom de truco, e se ele estiver trucando, ele vai tomar um seis”, disse o petista.

No truco, jogo popular em Minas Gerais e em outros estados, quando um jogar pede “truco”, ele quer aumentar o valor da mão de um ponto para três. A dupla adversária pode aceitar a aposta, desistir ou pedir seis. Ganha o jogo quem tiver a mão com as cartas de maior valor.

“O Brasil está acostumado a negociar. Nós vínhamos negociando, já tínhamos feito 10 reuniões com os Estados Unidos, 10. No dia 16 de maio, mandamos uma carta a eles pedindo explicação das propostas que tínhamos feito. No dia 16 de maio. Não responderam; o que responderam foi um site”, seguiu Lula, referindo-se à carta de Trump sobre as tarifas, que foi publicada na rede social do norte-americano.

Donald Trump, ao anunciar a taxação de 50%, afirmou que a alíquota é uma reação ao que ele chamou de “caça às bruxas” contra Jair Bolsonaro. O chefe da Casa Branca também declarou que há um déficit no comércio entre Brasil e Estados Unidos, alegação essa refutada por diferentes membros do governo Lula.

Na quarta-feira (23/7), o Brasil reiterou críticas contra as ações realizadas contra o Brasil, como uma tentativa de interferir em assuntos internos, em especial nos processos contra o ex-presidente Donald Trump.

Fonte: Metrópoles
📹 CanalGov

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *