Paul McCartney usa Inteligência Artificial para criar a “última” música dos Beatles

Foto: reprodução/Internet

Paul McCartney revelou recentemente que usou IA para ajudá-lo a completar o que ele descreve como “o disco final dos Beatles”.

Em entrevista à BBC Radio 4, o lendário músico disse que usou inteligência artificial para ajudar a “extrair” a voz de John Lennon de uma demo antiga.

McCartney não disse qual música ele usou AI para terminar, mas a BBC News especula que a música inacabada de John Lennon em questão é Now and Then.

McCartney disse à BBC que a ideia de usar IA para terminar a música veio do documentário de Peter Jackson, The Beatles: Get Back. O documentário usou uma IA personalizada para separar os vocais dos vários membros dos Beatles do ruído de fundo e oferecer uma reprodução de alta qualidade.

O uso de IA na indústria da música gerou debate sobre a ética de sua implementação. Mais especificamente a controvérsia sobre a criação de músicas falsas usando vozes de IA de artistas como Drake, Kanye West, e Rihanna. Recentemente, o IA também achou seu caminho nos mangás, já que será usado para compor um capítulo inédito de Black Jack, do lendário mangaká Osamu Tezuka.

Apesar do retorno frutífero que a IA foi capaz de fornecer para este projeto, McCartney explicou sua apreensão pela IA. “Não estou muito na internet, mas as pessoas me dizem: ‘Ah, sim, há uma faixa em que John está cantando uma das minhas músicas’, e é apenas IA… é meio assustador, mas empolgante, porque é o futuro. Vamos ter que ver onde isso leva.”

McCartney disse que o disco será lançado este ano, mas não deu uma data específica.

IGN Brasil

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *