“Taxou aqui, a gente taxa lá”, diz Lula sobre tarifaço de Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta sexta-feira (11/7), que vai recorrer a todas medidas possíveis para evitar a aplicação da tarifa de 50% anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aos produtos brasileiros. Caso não haja efeito, o petista garantiu que vai agir com reciprocidade. “Taxou aqui, a gente taxa lá”, ressaltou.

“Vou tentar brigar em todas as esferas para que não venha taxação. Vou brigar na OMC [Organização Mundial do Comércio], vou conversar com os meus companheiros do Brics. Agora, se não tiver jeito, no papo, no tête-à-tête, nós vamos estabelecer a reciprocidade. Taxou aqui, a gente taxa lá”, afirmou o presidente.

O petista viajou a Linhares, no Espírito Santo, na manhã desta sexta, para divulgar ações no âmbito do Novo Acordo do Rio Doce, para reparar danos pelo rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana (MG). O governo vai destinar R$ 3,7 bilhões a pescadores e agricultores afetados pela tragédia.

Durante o evento, o petista usou um boné com o slogan “O Brasil é dos Brasileiros”, e posou para fotos com a Bandeira Nacional.

Em discurso, o chefe do Planalto fez críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por, segundo ele, articularem sanções ao Brasil por causa do processo a qual o ex-mandatário responde na Suprema Corte.

“A coisa mais pequena de um homem é ele não ter coragem. Vocês viram o filho dele lendo uma carta: ‘Oh, Trump, fala que não vai taxar se meu pai não for preso’. Que homem que é esse, gente? Que tipo de homem que é esse? Que não tem vergonha de enfrentar o processo dele de cabeça erguida e provar que foi inocente”, criticou.

Lula também afirmou que Trump desconhece as relações econômicas entre Estados Unidos e Brasil e criticou a carta publicada pelo republicano em suas redes sociais. “Realmente, essas pessoas não sabem o que é o respeito que nós temos pelo nosso país”, completou o petista.

Fonte: Metrópoles
📹 CanalGov

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *